Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1862
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Wanderson Carvalho da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T18:15:10Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19T18:15:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 51:373.5(075) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1862 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva. Acompanha produto: "Práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática do ensino médio(Por quê não)" | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é fruto de uma pesquisa qualitativa documental desenvolvida com o objetivo de analisar os textos matemáticos em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, entendendo o contexto em que eles costumam aparecer. Assim, esse estudo desenvolve-se em torno das discussões sobre a Educação Matemática, o livro didático de Matemática do Ensino Médio e a leitura e a escrita como ferramentas para a Alfabetização Científica. A lógica principal que conduz esse estudo é a episteme d’Ambrosiana, pois está ancorada nas ideias de D’Ambrósio para entender a leitura, a escrita e a Alfabetização Científica como ações à luz das práticas docente pós-críticas. Também é adotado a Análise de Conteúdo para a identificação, catalogação e organização dos textos retirados dos livros didáticos, sendo adotadas, de acordo com a métrica de Pereira (2016) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), três categorias, a) história da matemática, b) aplicações da matemática, e c) textos informativos. Os livros utilizados para a pesquisa são os que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), a partir do Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Como resultados, têm-se que os textos dos livros possuem potencial significativo para levantar discussões em sala de aula, sendo mecanismos para a contextualização dos conteúdos matemáticos que estimulam o raciocínio, o pensamento crítico e a aprendizagem de conhecimentos científicos socialmente relevantes. Os textos encontram-se no início e no final de cada capítulo ou unidade temática, e estão em seções específicas, nas quais os autores utilizam diversos elementos textuais, visuais e linguísticos para contextualizar os conteúdos apresentados. O Produto Técnico-Tecnológico trata-se de uma proposta pedagógica teórica que foi elaborada a partir das discussões levantadas sobre os textos, os livros didáticos e a prática da leitura nas aulas de Matemática, e os textos analisados ao longo da pesquisa foram incorporados, formando uma coletânea de textos matemáticos para utilização nas aulas de Matemática do Ensino Médio. Assim, a dissertação e o produto busca contextualizar os achados da pesquisa com a possibilidade da leitura e da escrita, prezando pela Alfabetização Científica por meio da criticidade e a aprendizagem significativa, utilizando-se de textos dos livros para a contextualização dos conteúdos matemáticos, visando desenvolver a Alfabetização Científica por meio destes recursos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
dc.title | Os textos nos livros didáticos de matemática do ensino médio: contribuições para a alfabetização científica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Wanderson Final _1 - PDF-A.pdf | 5.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.