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dc.contributor.authorRocha, Wanderson Carvalho da-
dc.date.accessioned2023-05-19T18:15:10Z-
dc.date.available2023-05-19T18:15:10Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.otherCDU: D 51:373.5(075)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1862-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva. Acompanha produto: "Práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática do ensino médio(Por quê não)"pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é fruto de uma pesquisa qualitativa documental desenvolvida com o objetivo de analisar os textos matemáticos em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, entendendo o contexto em que eles costumam aparecer. Assim, esse estudo desenvolve-se em torno das discussões sobre a Educação Matemática, o livro didático de Matemática do Ensino Médio e a leitura e a escrita como ferramentas para a Alfabetização Científica. A lógica principal que conduz esse estudo é a episteme d’Ambrosiana, pois está ancorada nas ideias de D’Ambrósio para entender a leitura, a escrita e a Alfabetização Científica como ações à luz das práticas docente pós-críticas. Também é adotado a Análise de Conteúdo para a identificação, catalogação e organização dos textos retirados dos livros didáticos, sendo adotadas, de acordo com a métrica de Pereira (2016) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), três categorias, a) história da matemática, b) aplicações da matemática, e c) textos informativos. Os livros utilizados para a pesquisa são os que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), a partir do Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Como resultados, têm-se que os textos dos livros possuem potencial significativo para levantar discussões em sala de aula, sendo mecanismos para a contextualização dos conteúdos matemáticos que estimulam o raciocínio, o pensamento crítico e a aprendizagem de conhecimentos científicos socialmente relevantes. Os textos encontram-se no início e no final de cada capítulo ou unidade temática, e estão em seções específicas, nas quais os autores utilizam diversos elementos textuais, visuais e linguísticos para contextualizar os conteúdos apresentados. O Produto Técnico-Tecnológico trata-se de uma proposta pedagógica teórica que foi elaborada a partir das discussões levantadas sobre os textos, os livros didáticos e a prática da leitura nas aulas de Matemática, e os textos analisados ao longo da pesquisa foram incorporados, formando uma coletânea de textos matemáticos para utilização nas aulas de Matemática do Ensino Médio. Assim, a dissertação e o produto busca contextualizar os achados da pesquisa com a possibilidade da leitura e da escrita, prezando pela Alfabetização Científica por meio da criticidade e a aprendizagem significativa, utilizando-se de textos dos livros para a contextualização dos conteúdos matemáticos, visando desenvolver a Alfabetização Científica por meio destes recursospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectLivro didático de Matemáticapt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.titleOs textos nos livros didáticos de matemática do ensino médio: contribuições para a alfabetização científicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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