Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Rosândrea Maria Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T17:19:30Z | - |
dc.date.available | 2023-04-13T17:19:30Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 323.38 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1777 | - |
dc.description | 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse texto apresentado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas, traz como objetivo analisar os discursos sobre a educação para as relações étnico-raciais contidos nas rotinas didáticas produzidas para o processo de alfabetização do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal de São Luís - MA, a partir da análise das rotinas didáticas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso, Ciências e Geografia dessa etapa de ensino. As discussões realizadas neste trabalho estão pautadas em referenciais teóricos e documentos normativos que envolvem as temáticas da Educação para as relações-étnico raciais, educação antirracista, cultura negra, currículo e justiça curricular. Quanto à metodologia, trata-se uma pesquisa qualitativa, pautada nos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista. O método de procedimento utilizado é a pesquisa documental. Já o universo da pesquisa é composto por três salas de aula do segundo ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de São Luís que está localizada no bairro da Liberdade, que juntamente com a Camboa, Fé em Deus e Diamante, constituem a região que foi intitulada pela Fundação Cultural Palmares como Quilombo Urbano. Ao final do estudo buscamos trazer discussões acerca da construção de uma educação antirracista, que valorize a diversidade étnica do espaço escolar, com a construção de um currículo que considere a perspectiva da justiça curricular e que dê voz a cada um dos sujeitos que o constituem | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Lei nº10.639/2003 | pt_BR |
dc.title | Educação para as relações étnico raciais e o currículo do segundo ano do ensino fundamental: uma análise das rotinas didáticas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rosândrea Maria_1 - PDF A.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto - Rosândrea Maria_1 - PDF A.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.