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dc.contributor.authorBarros, João Aranha-
dc.date.accessioned2023-04-10T20:05:40Z-
dc.date.available2023-04-10T20:05:40Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.identifier.otherCDU: D 51:373.3.013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1772-
dc.description157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Nadja Fonsêca da Silvapt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação discute a formação de professores de Matemática e a metodologia resolução de problemas no 5° ano do ensino fundamental, destacando os desafios e as possibilidades no ensino aprendizagem de Matemática. O estudo tem por objetivos analisar a formação de professores/as de Matemática e o uso da metodologia Resolução de Problemas, no 5° ano do ensino fundamental, na escola Prof.ª Silvana Cunha/Cururupu; identificar as perspectivas teórico-metodológicas e epistemológicas que subsidiam a proposta pedagógica da escola, o plano de formação e a prática pedagógica das/os professoras/es que ensinam matemática no 5º ano do ensino fundamental; observar o desenvolvimento das práticas pedagógicas das/os professoras/es em sala de aula virtual, identificando os desafios e possibilidades encontrados pelos professores e estudantes no ensino e aprendizagem de Matemática; compreender as concepções de formação de professoras/es e de metodologia Resolução de Problemas com os/as professores/as que atuam no 5° ano do ensino fundamental; propor, a partir das necessidades apontadas pelas/os professoras/es, a elaboração colaborativa do e-book: A metodologia resolução de problemas na formação de professores de Matemática: aprendizagens colaborativas. A metodologia da pesquisa se configura com abordagem qualitativa, na perspectiva crítica, reflexiva e emancipatória. Como processo metodológico, foi desenvolvida a pesquisa de campo, de caráter descritivo e exploratório na Unidade Escolar Prof.ª. Silvana Cunha, localizada na cidade de Cururupu, com a participação de 4 professores, 10 estudantes e 1 coordenadora pedagógica do 5° ano do ensino fundamental. Para a coleta de dados, realizamos os seguintes procedimentos: a) entrevista semiestruturada online; b) observação participante online; c) coleta e registro dos dados por meio de diário de campo; d) análise e interpretação dos dados obtidos. Compreendo com os resultados desta pesquisa que, a partir da política de formação de professores na escola, será possível constituir espaço coletivo de reflexão crítica e dialética sobre a práxis pedagógica para ensinar Matemática no 5º ano do ensino fundamental, levando-se em consideração o uso da metodologia Resolução de Problemas como possibilidade de contribuir para a construção dos conhecimentos matemáticos voltados para a formação humana de sujeitos, na perspectiva crítica e emancipatóriapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemática - Metodologiapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleFormação de professores de matemática e a metodologia resolução de problemas no 5º ano do ensino fundamental: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

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