Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1747
Título: O astrolábio como facilitador no ensino da trigonometria do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The astrolabe as a facilitator in the teaching of trigonometry in elementary school
Autor(es): Silva, Jardel Wylamy Melão da
Data do documento: 2022-05-31
Editor: UEMA
Resumo: Neste trabalho prop˜oe-se a constru¸c˜ao de um astrol´abio caseiro e sua utiliza¸c˜ao como ferramenta de ensino dos conte´udos relacionados `as rela¸c˜oes trigonom´etricas seno, cosseno e tangente no Ensino Fundamental. Realizou-se um trabalho com os alunos do 9° ano da Escola Municipal Maria Lenir Ara´ujo Meneses, da cidade de Barra do Corda, estado do Maranh˜ao, onde explicou-se na pr´atica a utiliza¸c˜ao do astrol´abio e assim conseguindo a aten¸c˜ao dos alunos, como tamb´em sua participa¸c˜ao e facilidade na assimila¸c˜ao do conte´udo. Como objetivo geral, pretende-se verificar o uso de material concreto para o ensino trigonometria, e discutir uma proposta did´atica que explore o uso do astrol´abio caseiro no ensino das raz˜oes trigonom´etricas, especialmente no ensino fundamental, buscando evidenciar uma forma de abordar o assunto
Palavras-chave: Relações trigonométricas
Astrolábios
Segmentos proporcionais
Trigonometric relations
Astrolabes
Proportional segments
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JARDEL WYLAMY MELÃO DA SILVA.pdf13.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.