Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1745
Título: | Matemática financeira na educação básica: modalidades de investimento por perfil de investidor na bolsa de valores |
Título(s) alternativo(s): | Financial mathematics in basic education: investment modalities by investor profile on the stock exchange |
Autor(es): | Martins, Paul Willame Costa |
Data do documento: | 2022-05-30 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | A bolsa de valores ´e um local destinado `aqueles que desejam exponencializar suas economias. Mas para ter acesso `as negocia¸c˜oes, ´e necess´ario estar cadastrado em uma corretora de valores. O presente trabalho, caracterizado como pesquisa de campo, fez uma an´alise do perfil do investidor dos alunos da primeira e terceira s´erie e professores do Centro de Ensino Dr. Get´ulio Vargas. Atrav´es de um minicurso de educa¸c˜ao financeira e question´ario aplicado, mapeou-se o perfil dos sujeitos da pesquisa em trˆes categorias: conservador, moderado ou arrojado. Como objetivo geral, este trabalho visa ampliar o conte´udo de matem´atica financeira no Ensino m´edio, trazendo como enfoque a educa¸c˜ao financeira voltada para as modalidades de investimentos e seus perfis de investidor. Os resultados, apresentados com o aux´ılio de tabelas e discutidos com base na experiˆencia vivida pelo pesquisador, mostraram que o perfil dos sujeitos da pesquisa est´a mais voltado ao perfil conservador e que isso de deve `a falta de conhecimento sobre o mercado financeiro |
Palavras-chave: | Matemática Financeira Educação Financeira Perfil do Investidor Investimentos Financial math Financial education Investor Profile Investments |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO PAUL MARTINS_1 PDF-A.pdf | 5.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.