Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbreu, Israel Costa-
dc.date.accessioned2023-03-14T16:07:44Z-
dc.date.available2023-03-14T16:07:44Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.other51:[004.05:373.5]-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1744-
dc.description103 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional em Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) -Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Sandra Imaculada Moreira Netopt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa apresenta uma proposta de utiliza¸c˜ao do software GeoGebra e pretende avaliar se a utiliza¸c˜ao desse software como ferramenta pedag´ogica pode contribuir significativamente no ensino e na aprendizagem de conte´udos de Estat´ıstica. Essa pesquisa tamb´em visa despertar os professores para o estudo e a utiliza¸c˜ao do software GeoGebra como um grande recurso did´atico que pode se tornar um aliado na sala de aula, como uma ferramenta para apresentar, simular, interagir e discutir dados, diagramas e medidas centrais no estudo da Estat´ıstica no Ensino M´edio. Um dos objetivos deste trabalho foi que os alunos compreendessem essas propriedades de forma interativa, atrav´es da manipula¸c˜ao do software para depois, na sala de aula, conhecerem as defini¸c˜oes e demonstra¸c˜oes formais. O desenvolvimento deste trabalho foi motivado, inicialmente, pela necessidade de utiliza¸c˜ao de recursos de tecnologia presentes na escola e que n˜ao eram aproveitados didaticamente pelos professores. Outro objetivo foi apresentar uma metodologia que contemplasse a expectativa dos alunos por uma aula diferenciada e, consequentemente, oferecesse ao professor uma op¸c˜ao did´atica diferente para desenvolver no dia a dia. Al´em disso, comparou-se, tamb´em, o question´ario diagn´ostico, aplicado inicialmente, com o question´ario final e avaliou-se todas as atividades desenvolvidas, dando ˆenfase ao uso do GeoGebra como ferramenta para introduzir as no¸c˜oes conceituais e as propriedades das principais medidas da estat´ıstica descritiva. Assim, pode-se concluir que a utiliza¸c˜ao do software trouxe resultados satisfat´orios, pois a grande motiva¸c˜ao apresentada pelos alunos permitiu uma participa¸c˜ao ativa e, consequentemente, uma maior aprendizagempt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectTecnologias - Ensino. Aprendizagempt_BR
dc.subjectStatistic-
dc.subjectGeoGebra-
dc.subjectTechnologies - Teaching. Learning-
dc.titleGeogebra: recurso facilitador e motivador no processo ensino - aprendizagem para o estudo de estatística no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeGeogebra: facilitating and motivating resource in the teaching-learning process for the study of statistics in high school-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACÃO__ISRAEL COSTA_1 PDF-A.pdf21.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.