Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Abreu, Israel Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T16:07:44Z | - |
dc.date.available | 2023-03-14T16:07:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
dc.identifier.other | 51:[004.05:373.5] | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1744 | - |
dc.description | 103 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional em Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) -Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Sandra Imaculada Moreira Neto | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta de utiliza¸c˜ao do software GeoGebra e pretende avaliar se a utiliza¸c˜ao desse software como ferramenta pedag´ogica pode contribuir significativamente no ensino e na aprendizagem de conte´udos de Estat´ıstica. Essa pesquisa tamb´em visa despertar os professores para o estudo e a utiliza¸c˜ao do software GeoGebra como um grande recurso did´atico que pode se tornar um aliado na sala de aula, como uma ferramenta para apresentar, simular, interagir e discutir dados, diagramas e medidas centrais no estudo da Estat´ıstica no Ensino M´edio. Um dos objetivos deste trabalho foi que os alunos compreendessem essas propriedades de forma interativa, atrav´es da manipula¸c˜ao do software para depois, na sala de aula, conhecerem as defini¸c˜oes e demonstra¸c˜oes formais. O desenvolvimento deste trabalho foi motivado, inicialmente, pela necessidade de utiliza¸c˜ao de recursos de tecnologia presentes na escola e que n˜ao eram aproveitados didaticamente pelos professores. Outro objetivo foi apresentar uma metodologia que contemplasse a expectativa dos alunos por uma aula diferenciada e, consequentemente, oferecesse ao professor uma op¸c˜ao did´atica diferente para desenvolver no dia a dia. Al´em disso, comparou-se, tamb´em, o question´ario diagn´ostico, aplicado inicialmente, com o question´ario final e avaliou-se todas as atividades desenvolvidas, dando ˆenfase ao uso do GeoGebra como ferramenta para introduzir as no¸c˜oes conceituais e as propriedades das principais medidas da estat´ıstica descritiva. Assim, pode-se concluir que a utiliza¸c˜ao do software trouxe resultados satisfat´orios, pois a grande motiva¸c˜ao apresentada pelos alunos permitiu uma participa¸c˜ao ativa e, consequentemente, uma maior aprendizagem | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias - Ensino. Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Statistic | - |
dc.subject | GeoGebra | - |
dc.subject | Technologies - Teaching. Learning | - |
dc.title | Geogebra: recurso facilitador e motivador no processo ensino - aprendizagem para o estudo de estatística no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Geogebra: facilitating and motivating resource in the teaching-learning process for the study of statistics in high school | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACÃO__ISRAEL COSTA_1 PDF-A.pdf | 21.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.