Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Antonio Washington dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T17:19:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T17:19:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 511.11:373 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1678 | - |
dc.description | Silva, Antonio Washington dos Santos. Conjuntos numéricos na educação básica: dos naturais aos complexos e suas aplicações matemáticas. São Luís,2019.76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientador: Profa. Dra. Lélia de Oliveira Cruz | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta detalhes relevantes sobre os conjuntos numéricos que vão do conjunto dos números naturais aos imaginários, mostrando partes históricas e um contexto dinâmico de cada conjunto. Fundamentando estes argumentos com a fala de alguns matemáticos sobre os conjuntos numéricos. A dissertação tem como objetivo investigar a organização dos conjuntos numéricos e seus elementos, a partir da teoria dos conjuntos, mostrando sua importância na matemática e sua aplicação na Educação Básica. Os conjuntos possuem os elementos perfeitamente caracterizados e, dentre eles, foram estudados nesta pesquisa os conjuntos dos números Naturais (N), dos Inteiros (Z), dos Racionais (Q), dos Irracionais (I), dos Reais (R) e os Complexos(C). Por fim, realizou-se uma pesquisa de campo com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Teresina – Piauí, na intenção de verificar se os estudantes do último ano da Educação Básica apresentam os conhecimentos de conjuntos numéricos considerados essenciais para dar continuidade à aprendizagem de Matemática sem muitas deficiências, visto que, os conjuntos numéricos são um dos pré-requisitos chave para o bom entendimento dos conteúdos da matemática. A pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário aos alunos. As respostas foram tabuladas e analisadas a partir do referencial teórico e os resultados apontam que existem lacunas de conhecimentos que poderão atrapalhar o percurso formativo dos respondentes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Surgimento dos Números | pt_BR |
dc.subject | Conjuntos Numéricos | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Emergence of Numbers | - |
dc.subject | Numerical sets | - |
dc.subject | Basic education | - |
dc.title | Conjuntos numéricos na educação básica: dos naturais aos complexos e suas aplicações matemáticas | pt_BR |
dc.title.alternative | Numerical sets in basic education: from natural to complex and their mathematical applications | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇAO - ANTONIO WASHINGTON_1 PDF-A.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.