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Título: A criptografia no ensino da matemática: aplicações para a educação básica
Título(s) alternativo(s): Cryptography in mathematics teaching: applications for basic education
Autor(es): Carvalho, Katarine Araújo Baldez de
Data do documento: 2018-10-31
Editor: UEMA
Resumo: O trabalho apresenta uma an´alise do uso da Criptografia no ensino da Matem´atica, des pertando no estudante um maior interesse pela disciplina atrav´es da realiza¸c˜ao de ati vidades pr´aticas, desenvolvidas dentro de um projeto intitulado “Desvendando Segre dos”, e fazendo-se uso de algumas das mais conhecidas cifras criptogr´aficas, associadas a conte´udos matem´aticos que s˜ao abordados no ensino fundamental e m´edio. A pesquisa foi desenvolvida sobre os principais conceitos aplicados em criptografia, fatos hist´oricos relevantes que contribu´ıram para o desenvolvimento da criptografia e algumas cifras crip togr´aficas utilizadas para cifrar e decifrar uma mensagem. O m´etodo motiva os estudantes no aprendizado da matem´atica e no aprofundamento dos conte´udos aplicados na sala de aula
Palavras-chave: Criptografia
Teoria dos Números
Aritmética Modular
Cryptography
Number Theory
Modular arithmetic
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

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