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dc.contributor.authorMoraes, Otávio Augusto de-
dc.date.accessioned2022-12-19T17:57:38Z-
dc.date.available2022-12-19T17:57:38Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.otherCDU: D 373.5.016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1651-
dc.description138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientadora: Profa. Dra. Íris Maria Porto.pt_BR
dc.description.abstractOs temas Adolescência e suas concepções, os fatores que influenciam na formação do sujeito, o Projeto de Vida e o Ensino Médio, ganharam maior notoriedade após a aprovação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Assim, esta pesquisa possui como objetivo geral analisar as concepções sobre a Adolescência e Projeto de Vida segundo a BNCC do Ensino Médio. Utilizamos nesta pesquisa a análise documental para realizar a compreensão da BNCC, através de leitura flutuante como técnica de impregnação, leitura em profundidade, categorização, discussão com o arcabouço teórico e análise dos dados no processo de construção desta Dissertação, nos situando em uma pesquisa de cunho qualitativa. Consideramos o processo histórico e social no desenvolvimento do currículo, principalmente de 1995 até os dias atuais, pois foi a época que a sociedade brasileira mergulhou nos processos neoliberais. Tem como assertiva o fato de que apesar do sistema neoliberal não ter foco voltado à educação, esta área foi fortemente atingida por políticas internas e externas que marcam a educação brasileira. Deste modo a própria construção do currículo não passou despercebida ao processo do neoliberalismo, mas foi influenciada desde a sua concepção até a efetivação nas salas de aulas, consequentemente nos próprios alunos. Compreendemos neste trabalho que o adolescente e o Projeto de Vida são construções temporais, históricas, culturais, econômicas e sociais, pautados no meio externo e nos processos subjetivos do próprio sujeito. Compreendemos que não é possível analisar o Projeto de Vida dissociado do próprio adolescente e de onde está inserido. Deste modo precisamos obter uma visão holística da construção para compreendermos as partes que a compõe. Como resultado, durante a análise dos trechos relevantes sobre a adolescência, notamos que o texto, na maior parte, também carrega a visão da adolescência como um fator de construção históricas, que necessita ser analisada dentro do seu contexto. Assim como acontece com a adolescências, o Projeto de Vida também é concebido com as especificidades subjetivas e externas aos sujeitos, contudo a BNCC traça uma linha tênue sobre a relação entre o Projeto de Vida e o processo de profissionalização, em que diversas vezes necessita ser mais bem delimitado. Além disso há necessidade de se trabalhar o Projeto de Vida de forma mais detalhada nos textos que regem o Ensino Médio, bem como dentro das áreas de conhecimento, pois apontamos um apagamento do tema dentro das competências específicas. Concluímos que há campo para mais estudos, principalmente no tocante ao perfil dos professores, metodologias e concepções dos professores que trabalham com o componente curricular de Projeto de Vida. Realizamos a construção de um E-book para auxiliar na jornada dos professores do Ensino Médio, que necessitem de aprofundamento nas concepções teórico- metodológicas sobre as adolescências e sobre o Projeto de Vida.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectProjeto de Vidapt_BR
dc.subjectPesquisa Documentalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleBase Nacional Curricular Comum: concepções sobre a adolescência e projeto de vidapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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