Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amaral, Natarsia Camila Luso | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T16:09:41Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07T16:09:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 658:005.342(812.1) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1364 | - |
dc.description | 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Nadja Fonsêca da Silva. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação aborda a formação de professores de matemática do ensino médio, na modalidade EJAI e discute a metodologia Resolução de problemas como possiblidade de contribuição para a leitura matemática de mundo e a emancipação social e cultural. A pesquisa vincula-se a Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação - PPGE, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Justifica-se pela relevância da temática e pelo reconhecimento da necessidade de garantir processos educativos que contribuam para a formação cidadã, não se restringindo à aquisição do domínio de ler, escrever e resolver problemas matemáticos, mas que busca o desenvolvimento pessoal e coletivo com vista à construção de uma sociedade menos injusta. O estudo tem por objetivo analisar a formação dos professores de matemática que atuam na modalidade educação de jovens, adultos e idosos, no ensino médio, discutindo a metodologia Resolução de Problemas voltada para leitura de mundo e a emancipação social e cultural, em uma escola pública da rede estadual de São Luís – MA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental, além da coleta de dados empíricos com o intuito de buscar informações e dados que ajudassem na compreensão do problema de investigação. Os instrumentos utilizados para o processo de coleta de dados foram a observação, o questionário com 8 participantes, sendo 2 professores e 6 estudantes da EJAI. A pesquisa de revisão documental recorreu a Leis, decretos, resoluções, pareceres e informativos no que se refere à EJAI, ao ensino médio e a disciplina Matemática, no Maranhão e no Brasil. A pesquisa de campo, foi realizada na escola Centro de Ensino Pedro Alvares Cabral, com observações das práticas pedagógicas nas aulas do professor de Matemática. Evidenciamos que a modalidade EJAI é marcada pela repetência e evasão dos estudantes pela falta de material didático específico, poucas ações de investimento na valorização profissional na formação continuada; compreendemos a relevância das metodologias escolhidas pelo professor para problematizar os conteúdos matemáticos e considerar a práxis pedagógica e educativa como compromisso com a emancipação social e cultural do estudante da EJAI, minimizando a exclusão social. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Educação - Jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação - Idosos | pt_BR |
dc.subject | Metodologia - Resolução | pt_BR |
dc.title | Formação de professores de matemática da EJAI no ensino médio: discutindo a metodologia Resolução de Problemas voltada para leitura de mundo e emancipação social e cultural | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO-E-PRODUTO-Natarsia Camila_1 - PDF-A.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.