Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rebouças, Ana Priscila Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T17:10:03Z | - |
dc.date.available | 2022-07-06T17:10:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 37.013:51-7(812.1) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1363 | - |
dc.description | 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Nadja Fonsêca da Silva. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa sobre o Programa Etnomatemática como epistemologia para a formação de professores, no contexto cultural do povoado Centro dos Ramos, em Barra do Corda-MA. Parte-se da questão norteadora: Como a epistemologia do Programa Etnomatemática pode contribuir para a formação continuada de professores, que atuam nos anos finais do ensino fundamental, em uma escola pública rural, no povoado Centro dos Ramos, em Barra do Corda-MA? O estudo tem por objetivo analisar a formação continuada de professores na perspectiva do Programa Etnomatemática no contexto cultural do povoado Centro dos Ramos, no município de Barra do Corda-MA. A pesquisa é de natureza qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, fundamentada no pensamento crítico (D’AMBROSIO, 2019; MINAYO, 2009; TRIPP, 2005; ALARCÃO, 2011, ADORNO E HORKHEIMER,1971). Como instrumentos de abordagem técnica foram utilizados: a observação do tipo participante em salas de aula virtuais em decorrência da pandemia; entrevistas semiestruturadas e narrativas desenvolvidas com os professores; questionários disponibilizados aos estudantes; além da análise de documentos que orientam a ação educativa na escola. Os dados foram organizados pelo método da triangulação e analisados por referenciais teóricos do Programa Etnomatemática (D’AMBROSIO, 2005, 2008, 2012, 2016; ROSA e OREY, 2017; SOUSA, 2016); com incursões na Teoria Crítica, culminando na elaboração de um produto educacional colaborativo, pautado no Programa Etnomatemática para o ensino e aprendizagem de matemática integrada a outras disciplinas, nos anos finais do ensino fundamental na escola pesquisada. Busca-se que a proposta do produto seja materializada no cotidiano institucional, congregando escola e comunidade, em prol de uma educação de qualidade que possibilita a inclusão social e cultural dos estudantes com criatividade e criticidade, de modo a convergir para a compreensão do Programa Etnomatemática como Teoria Geral do Conhecimento (SOUSA, 2016), a ser incorporado nas políticas de formação de professores para orientar práticas pedagógicas em diferentes contextos etnomatemáticos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Produto colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Programa Etnomatemática | pt_BR |
dc.title | O programa Etnomatemática como epistemologia para a formação de professores no contexto cultural do povoado Centro dos Ramos em Barra do Corda/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ANA PRISCILA-mesclado.pdf | 3.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PTT ANA PRISCILA.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.