Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jane da Paz Pontes-
dc.date.accessioned2022-07-06T17:00:41Z-
dc.date.available2022-07-06T17:00:41Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.otherCDU: D 54:37.022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1362-
dc.description192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Albiane Oliveira Gomes. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado se refere a uma sequência de ensino investigativa na área de Química, como uma proposta contextualizada na área de alimentos. O problema que orientou esta investigação foi: Como pensar uma proposta pedagógica a partir de uma sequência de ensino investigativa que resulte em uma aprendizagem significativa, sociointeracionista e problematizadora na área de Química. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica fundamentada por Lakatos e Marconi (1990) e a abordagem da pesquisa foi de cunho qualitativo segundo Minayo (1994). A sequência de ensino investigativa possibilita ao professor desenvolver o ensino de Química de forma a torná-lo consistente, voltado para a investigação científica, e favorável à construção de um comportamento reflexivo e crítico, sensível à resolução de questões do cotidiano, de forma contextualizada, integrada às principais mudanças e transformações que ocorrem no mundo. Como produto temos uma proposta pedagógica organizada na forma de uma sequência de ensino investigativa com o tema: “A Química do café e do pão: vamos tomar um café com pão quentinho?”. Chegamos a uma proposta que conseguiu contemplar a dimensão do ensino-aprendizagem, alcançando as variáveis que interferem em todo o trajeto de construção do conhecimento Químico, possibilitando ao professor um olhar holístico do processo e de cada etapa de seu desenvolvimento. Os autores utilizados para o diálogo, Piaget, Vigotsky, Ausubel e Freire, complementam-se epistemologicamente em cada etapa de desenvolvimento e construção dos conhecimentos estabelecidos na Sequência de Ensino Investigativa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectSequência de ensinopt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleSequência de ensino investigativa para aprendizagem significativa na área de química: uma contextualização com alimentospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO E PRODUTO.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.