Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1362
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Jane da Paz Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T17:00:41Z | - |
dc.date.available | 2022-07-06T17:00:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 54:37.022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1362 | - |
dc.description | 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Albiane Oliveira Gomes. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação de Mestrado se refere a uma sequência de ensino investigativa na área de Química, como uma proposta contextualizada na área de alimentos. O problema que orientou esta investigação foi: Como pensar uma proposta pedagógica a partir de uma sequência de ensino investigativa que resulte em uma aprendizagem significativa, sociointeracionista e problematizadora na área de Química. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica fundamentada por Lakatos e Marconi (1990) e a abordagem da pesquisa foi de cunho qualitativo segundo Minayo (1994). A sequência de ensino investigativa possibilita ao professor desenvolver o ensino de Química de forma a torná-lo consistente, voltado para a investigação científica, e favorável à construção de um comportamento reflexivo e crítico, sensível à resolução de questões do cotidiano, de forma contextualizada, integrada às principais mudanças e transformações que ocorrem no mundo. Como produto temos uma proposta pedagógica organizada na forma de uma sequência de ensino investigativa com o tema: “A Química do café e do pão: vamos tomar um café com pão quentinho?”. Chegamos a uma proposta que conseguiu contemplar a dimensão do ensino-aprendizagem, alcançando as variáveis que interferem em todo o trajeto de construção do conhecimento Químico, possibilitando ao professor um olhar holístico do processo e de cada etapa de seu desenvolvimento. Os autores utilizados para o diálogo, Piaget, Vigotsky, Ausubel e Freire, complementam-se epistemologicamente em cada etapa de desenvolvimento e construção dos conhecimentos estabelecidos na Sequência de Ensino Investigativa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Sequência de ensino | pt_BR |
dc.subject | Investigação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | Sequência de ensino investigativa para aprendizagem significativa na área de química: uma contextualização com alimentos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO E PRODUTO.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.