Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1361
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Francisca Jandira Machado | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T16:48:56Z | - |
dc.date.available | 2022-07-06T16:48:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 37.016(81) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1361 | - |
dc.description | 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo, concentra-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo para Educação Básica, uma iniciativa do Ministério da Educação, com apoio de outras instituições, especificamente Conselho Nacional de Secretários de Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O objetivo geral da investigação foi analisar nas orientações da BNCC quais são seus desdobramentos no Documento Curricular do Território Maranhense, desencadeando a elaboração de um E-book para os professores do ciclo de alfabetização, com ênfase no componente curricular de Língua Portuguesa. Para avançar nesta análise, foi necessário que o enfoque da pesquisa fosse direcionado ao currículo e a construção do conceito de base nacional no contexto das políticas educacionais numa perspectiva crítica, considerando a política oficial educacional e o regime de colaboração; dando ênfase a estrutura da BNCC centrada em competências e suas intencionalidades e implicações para formação de professores. A metodologia da pesquisa tem por base o método dialético com estudos qualitativos, com levantamento de dados bibliográficos e documentais, com pesquisa em autores com teorizações sobre o currículo e formação de professores, coletando dados por meio de documentos oficiais do Ministério da Educação que regulamentam e organizam a educação brasileira. Como referencial teórico-metodológico na área de currículo, foram utilizadas as contribuições de Sacristán, Llavador, Santomé, Arroyo, Apple, Moreira e Tadeu, Lopes e Macedo entre outros. Na área de formação de professores, os fundamentos para as discussões foram Imbernón, Lüdke, André, Tardif, entre outros. Apresenta como resultado a necessidade de reformulação do Projeto Político Pedagógico escolar alinhado com a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular do Território Maranhense. Conclui-se que com a análise dos dados, em consonância com os referenciais teóricos utilizados, foi possível perceber que é visível, a submissão da formação de professores e a elaboração dos currículos às exigências da Base Nacional Comum Curricular, na justificativa e urgência de atualização dos currículos da Educação Básica à luz deste documento normativo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Currículo nacional | pt_BR |
dc.subject | Documento curricular do território maranhense | pt_BR |
dc.title | Da base nacional comum curricular ao documento curricular do território maranhense: Contextualizações e Aproximações | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Jandira - Versão Final com ajustes pós-defesa - 27.01.2021 (1)-mesclado.pdf | 2.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.