Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1360
Título: | Planejamento articulado do ensino de surdos por docente e intérprete de libras: proposta de um caderno de orientações |
Autor(es): | Pinheiro, Gabriella da Costa |
Data do documento: | 2021-06-04 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido junto ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, na área de concentração em Gestão e Formação de Professores na Educação Básica, na Linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas. Neste sentido, culminou em um caderno de orientações metodológicas para construção um planejamento entre o Professor e o Intérprete de Libras, que auxilie no ensino e aprendizagem de estudantes Surdos incluídos na classe comum. A relevância da realização desta pesquisa justifica-se por considerar que o produto técnico-tecnológico acima assinalado possa auxiliar os professores na elaboração de um planejamento articulado para inclusão do estudante Surdo na sala regular. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a formação inicial e o planejamento dos professores de alunos Surdos incluídos na classe comum do ensino regular. Por meio de revisão de literatura, num primeiro momento, a pesquisa também teve etapa de pesquisa documental de base legal nacional e por fim, configura-se como pesquisa de campo, ao aplicar questionários on-line, para coleta de dados, entre estudantes Surdos, Professores e Intérpretes de Libras. O sistema de análise da pesquisa encaixa-se na abordagem quanti-qualitativo-descritivo, que subsidiou na construção do produto da pesquisa. Nesta pesquisa foi possível levantar as necessidades pedagógicas do estudante Surdo, a partir de suas especificidades, e como é vivido o planejamento do professor junto à atuação do Intérprete de Libras, gerando o material didático aos professores, ora apresentado. A pesquisa apontou que o planejamento do professor possui algumas lacunas, que podem comprometer as condições de acessibilidade e de aprendizagem do estudante Surdo, que só não ocorrem, de fato, em razão da presença do Intérprete de Libras, causando a este uma sobrecarga no exercício da sua função. Constatou-se que há fragilidades na formação inicial dos professores e que este se considera inseguro para planejar e ministrar aulas para alunos Surdos. O produto técnico-tecnológico desta pesquisa, um caderno com orientações metodológicas, é uma recomendação para um planejamento, aos professores de todas as áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias. Na tentativa de contribuir para minimizar as lacunas na formação inicial do professor, recomenda-se o uso deste material didático, no chão da própria escola, por meio de formações e/ou oficinas pedagógicas, para, desse modo, garantir condições de acessibilidade, inclusão e aprendizagem ao estudante surdo incluído no ensino regular. |
Palavras-chave: | Planejamento Professor Intérprete de Libras Estudante surdo Caderno de orientações |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - GABRIELLA DA COSTA PINHEIRO.pdf | 3.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.