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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1306
Título: | Aritmética modular e suas aplicações: uma experiência de atuação no Ensino Básico |
Título(s) alternativo(s): | Modular arithmetic and its applications: an experience in basic education |
Autor(es): | Leitão,Filliphe de Almeida |
Data do documento: | 2019-12-20 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O foco principal do trabalho é o Teorema Chinês dos Restos, apresentando os fundamentos e aplicações elementares, mostrando as utilidades do Teorema, priorizando a aplicação na Educação Básica e a importância teórica e prática para os alunos e professores interessados num aprendizado aprofundado da Teoria dos Números. Para apresentar um melhor entendimento do Teorema Chinês dos Restos são abordados tópicos preliminares dos Números Inteiros, necessários para a construção do Teorema. As Equações Diofantinas e os Critérios de Divisibilidade são mostrados e solucionados por aplicações otimizadas das propriedades e dos resultados de Congruência. O Teorema é utilizado para resoluções de provas da OBMEP, da OBM e processos seletivos. O trabalho é um suporte para os professores e alunos que necessitam aprimorar seus estudos e pesquisas sobre os Números Inteiros e suas aplicações básicas |
Palavras-chave: | Algoritmo de Euclides Congruência Linear Divisibilidade Modular Equação Diofantina Teorema do Resto Chinês Euclid's Algorithm Linear Congruence Modular Divisibility Diophantine Equation Chinese Remainder Theorem |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
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