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Título: Aritmética modular e suas aplicações: uma experiência de atuação no Ensino Básico
Título(s) alternativo(s): Modular arithmetic and its applications: an experience in basic education
Autor(es): Leitão,Filliphe de Almeida
Data do documento: 2019-12-20
Editor: UEMA
Resumo: O foco principal do trabalho é o Teorema Chinês dos Restos, apresentando os fundamentos e aplicações elementares, mostrando as utilidades do Teorema, priorizando a aplicação na Educação Básica e a importância teórica e prática para os alunos e professores interessados num aprendizado aprofundado da Teoria dos Números. Para apresentar um melhor entendimento do Teorema Chinês dos Restos são abordados tópicos preliminares dos Números Inteiros, necessários para a construção do Teorema. As Equações Diofantinas e os Critérios de Divisibilidade são mostrados e solucionados por aplicações otimizadas das propriedades e dos resultados de Congruência. O Teorema é utilizado para resoluções de provas da OBMEP, da OBM e processos seletivos. O trabalho é um suporte para os professores e alunos que necessitam aprimorar seus estudos e pesquisas sobre os Números Inteiros e suas aplicações básicas
Palavras-chave: Algoritmo de Euclides
Congruência Linear
Divisibilidade Modular
Equação Diofantina
Teorema do Resto Chinês
Euclid's Algorithm
Linear Congruence
Modular Divisibility
Diophantine Equation
Chinese Remainder Theorem
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

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