Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1303
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Gilberto Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T20:13:10Z | - |
dc.date.available | 2022-06-09T20:13:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 51:[37:336] | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1303 | - |
dc.description | 83 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2021. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Noleto Turibus | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se constitui como projeto de aulas teóricas e práticas de Matemática Comercial e Financeira no Ensino Básico, desenvolvido no Centro de Ensino Maria José Dias Trovão, na Cidade de Coroatá, Estado do Maranhão. A primeira parte do desenvolvimento do projeto, acorreu com a explanação teórica dos temas abordados, a fim de despertar a curiosidade e interesse dos alunos pela Educação Financeira. Em seguida, foram feitas pesquisas mensais de preços em supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, para a coleta de dados, os quais passaram por análise e, por fim, foram expostos em mural da escola. Dessa forma, pretende-se ajudar os alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida, no controle de orçamento pessoal e familiar, possibilitando tomarem melhores decisões de compras e investimentos. Para verificação da aprendizagem, os alunos participantes da pesquisa responderam a um mesmo questionário diagnóstico, antes e após visita aos estabelecimentos comerciais, com o intuito de se observar a evolução de entendimento acerca do tema. Também como metodologia utilizada, tem-se a pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre Matemática Comercial e Financeira, como Gelson Iezzi, Joamir Souza, Manoel Paiva, Giovanni Junior e outros, e ainda a consulta à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), material que serve como subsídio para justificar a necessidade de tal estudo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria e prática | pt_BR |
dc.subject | Aplicações | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | - |
dc.subject | Theory and practice | - |
dc.subject | Applications | - |
dc.title | Olhar para a economia: um modelo prático de ensinar a matemática comercial e financeira no ensino básico | pt_BR |
dc.title.alternative | Looking at the economy: a practical model for teaching commercial and financial mathematics in basic education | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação__Gilberto sousa__1PDF-A.pdf | 27.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.