Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1298
Título: | A transposição didática no conceito de ângulo: uma análise em livros didáticos da educação básica |
Título(s) alternativo(s): | The didactic transposition in the angle concept: an analysis in basic education textbooks |
Autor(es): | Oliveira, José Hilton Naiva de |
Data do documento: | 2020-08-20 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Acredita-se que o processo de ensino deve ser sempre realizado de modo que promova aprendizagens. Com essa concepção, o presente trabalho foi pensado e estruturado, considerando que no caso particular do ensino de matemática, objeto de estudo dessa investigação, e com o objetivo analisar em livros didáticos da educação básica se o tratamento do conceito de ângulo propicia a abordagem da Transposição Didática, com base em Yves Chevallard (1991), por considerá-la uma estratégia de ensino que sendo adotada pelo professor em sua prática pedagógica, pode favorecer a aprendizagem de conceitos matemáticos. Conforme as ideias da área da educação matemática, procedeu-se a análise investigativa em um conjunto de livros pertencentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, atualmente adotados em escolas públicas, visando identificar os procedimentos didáticos propostos nos livros didáticos para o tratamento do conceito de ângulo; pesquisar em fontes diversificadas, fundamentos teóricos da Transposição Didática; selecionar categorias de análise para compreensão e síntese da pesquisa; propor sequências didáticas para o ensino e aprendizagem da noção de ângulo com base na teoria da Transposição Didática. Para a observação da Teoria da Transposição Didática e sua aplicabilidade nas obras escolhidas usamos o conceito de ângulos estudado na unidade temática Geometria por ser um saber que favorece a contextualização para a elaboração de situações problemas. Para tanto, buscou-se fundamentação na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com relação às habilidades e competências que o processo de aprendizagem de matemática deve desenvolver nos educandos. A produção do material relativo aos achados da pesquisa foi realizada com base na análise de conteúdo, que segundo a concepção de Laurence Bardin (2011), se desenvolve em fases cronológicas e sistematizadas, complementares e bem definidas. Assim adotamos como categorias de análise que conduziram o trabalho o conceito de ângulo presente nos diversos níveis de ensino, como é tratado de um ano de escolaridade para outro, as habilidades especificas para cada ano de estudo, a relação com a interdisciplinaridade e a aplicação do conhecimento em contextos extraescolares. Os achados da pesquisa indicam a viabilidade do tratamento do conceito de ângulo através da teoria da Transposição Didática, a análise constatou que existem formas de abordagem didática dos conteúdos com estratégias de ensino inovadoras que corroboram com propostas que permitem inovar a prática pedagógica usando a teoria abordada por Yves Chevallard |
Palavras-chave: | Transposição Didática Ensino e Aprendizagem Livro Didático Sequência Didática Matemática - Ângulos Didactic Transposition Teaching and learning Textbook Following teaching Mathematics - Angles |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Jose Hilton_1 PDF-A.pdf | 4.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.