Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Kleyton Lisboa da-
dc.date.accessioned2022-06-08T20:48:41Z-
dc.date.available2022-06-08T20:48:41Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.identifier.otherCDU: 51:[373.3:69](812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1295-
dc.description69 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nolêto Turibus.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo discorre sobre o ensino da matemática dos anos finais do ensino fundamental e os seus desdobramentos no âmbito laboral, cujo objetivo geral consistiu em fazer uma análise sobre os conhecimentos de matemática que são aplicados na construção civil, em vista da profissionalização para alunos do 9º ano de duas instituições de ensino, sendo uma da rede pública de ensino, localizada no bairro do Maiobão no município de Paço do Lumiar e a outra da rede privada de ensino, situada no bairro da Trizidela da Maioba no município de São José de Ribamar, ambas localizadas no estado Maranhão. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados se basearam inicialmente na pesquisa bibliográfica a partir do levantamento de dados publicados em livros, revistas científicas, artigos acadêmicos, teses e dissertações; além da pesquisa documental por meio da consulta em leis, decretos, resoluções e regulamentações pertinentes à temática estudada. Sendo assim caracterizada como uma pesquisa qualitativa, exploratória, de campo com estudo de caso, com aplicação de questionários na modalidade presencial e virtual, neste último utilizou-se a plataforma por meio da plataforma Google docs para a coleta de dados junto aos professores. Com os resultados coletados conclui-se que diversos conhecimentos de matemática do ensino fundamental são largamente utilizados no ramo da construção civil, logo, a educação escolar deve formar e desenvolver o aprendizado do aluno qualificando-o e direcionando-o para a escolha de sua profissão. Para que isso ocorra, os professores precisam motivar os alunos demonstrando aplicações práticas da Matemática escolarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectConhecimentos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectMathematics-
dc.subjectMathematical knowledge-
dc.subjectElementary School-
dc.subjectConstruction-
dc.titleConhecimentos de matemática dos anos finais do ensino fundamental aplicados à construção civil: análise sobre a profissionalização para alunos do 9º ano em duas escolas no estado do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeMathematics knowledge of the final years of elementary school applied to civil construction: analysis of professionalization for 9th grade students in two schools in the state of Maranhão-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Kleyton Cruz_1 PDF-A.pdf901.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.