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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Acácio, Melissa Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-06T22:02:12Z | - |
dc.date.available | 2020-03-06T22:02:12Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1215 | - |
dc.description | 67 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso de jogos sempre possuiu papel importante na educação. Com a ascensão da tecnologia digital e os fortes investimentos na produção e criação de dispositivos e softwares, surgiram as plataformas digitais de aprendizagem que, baseadas no conceito de jogo, impulsionaram a gamificação no contexto escolar. Nesse sentido, este estudo analisou as contribuições da plataforma digital Guten News no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A presente pesquisa teve orientação metodológica de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de documentos institucionais, entrevistas, questionários e da observação. Utilizou-se como sujeitos da pesquisa uma professora, uma coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa e alunos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada. Entre os resultados, constatou-se o uso da Guten News para abordagem de textos da esfera jornalística adequados ao público infanto-juvenil e, também, a interdisciplinaridade e a possibilidade de relatórios para o acompanhamento do desenvolvimento leitor dos alunos. Apresentou-se, como conclusões, que a plataforma pesquisada contribui para o processo de aprendizagem quando auxilia o professor no incentivo à leitura, oferecendo atividades gamificadas que estimulam a ludicidade, a luriosidade, o acesso à informação adequada, ao mesmo tempo em que também contribui para o processo de ensino, servindo de instrumento de avaliação processual e diagnóstica, proporcionando intervenções pedagógicas pontuais e a personalização do ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Plataformas digitais de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Guten News | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Plataformas gamificadas na educação: uma forma lúdica de incentivo à leitura e instrumento para a personalização do ensino em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 373.3:004.775 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MELISSA RAMOS ACÁCIO.pdf | 889.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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