Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Beatriz Frazão da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T21:55:32Z | - |
dc.date.available | 2020-03-04T21:55:32Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1205 | - |
dc.description | 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a relevância do assunto na atualidade sobre avaliação e qualidade, o estudo tem como norte as análises dos dados disponíveis nas bases de dados dos órgãos oficiais, relacionados com os indicadores de qualidade da Educação Superior dos cursos de licenciatura no Maranhão. Buscou-se compreender por via do Sistema Nacional de Avaliação da educação Superior, e seus componentes: Avaliação Institucional, Avaliação de Curso e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, tomando como referência este último, relacionando instituições e cursos nas três edições: 2011, 2014 e 2017. É necessário o estudo dos relatórios para conhecer como está sendo o ensino dos estudantes no seu processo acadêmico, e se estão sendo preparados para serem profissionais qualificados. Compreendendo que a avaliação quando executada de forma dinâmica pode ser utilizada como referencial para as instituições de ensino superior, buscando objetivos a serem alcançados, sistematizando a instituição de forma que esta proceda à formação de profissionais responsáveis com a sociedade. A pesquisa apresenta dados da educação superior compreendendo o território Nacional e Regional. Entretanto os dados apresentados com mais profundidade compreendem somente os cursos de licenciatura de Pedagogia do Estado do Maranhão, analisando os resultados obtidos do ENADE. Além disso, estabeleceu-se o processo da pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando dados quantitativos. Assim, foi feito organização e interpretação dos dados dos relatórios, desta forma foram construídos gráficos, tabelas e quadros com os resultados obtidos por meio do estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | ENADE | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.title | Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) dos cursos de pedagogia do Estado do Maranhão: o que os indicadores de qualidade revelam? | pt_BR |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 37.091.27(812.1) | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ANA BEATRIZ FRAZÃO DA SILVA.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.