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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Miranda, Rodrigo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-12T21:50:06Z | - |
dc.date.available | 2020-02-12T21:50:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1166 | - |
dc.description | 107 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica,) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Dr. Adilto Pereira Andrade Cunha. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi um estudo de falha de um eixo usado em uma caixa de redução de velocidade. O eixo transmite o torque do motor elétrico através do arranjo das engrenagens dentro da caixa de redução, para o acionamento de uma máquina usada na indústria de mineração. Uma parte do componente fraturado feito com aço tratado termicamente por austêmpera foi examinado para determinação das causas da ruptura. A fractografia foi realizada para caracterizar o modo de falha através da superfície da fratura. Microscopia ótica e eletrônica de varredura (MEV) foram realizadas para caracterizar a microestrutura. O perfil de dureza ao longo da seção transversal, propriedades de tração, tenacidade ao impacto e tenacidade a fratura por CTOD foram avaliados. A análise química indicou que o eixo foi feito de aço SAE 4320 conforme especificação. A análise da microestrutura e o perfil de dureza revelaram que o componente foi tratada termicamente de forma inadequada, resultando no caso de uma superfície endurecida não uniforme e espessa o suficiente ao longo da seção, com microestruturas com arranjo bandeado de baixa resistência, e uma fina camada de bainita na superfície do eixo. Grandes quantidades de inclusões foram encontradas na região da fratura, bem como a presença de poros , que contribuiram para reduzir a vida de fadiga do componente. Concluiu-se que todos esses fatores contribuíram sinergicamente para a falha do eixo. Para prevenção desta, recomenda-se garantir o processamento de tratamento térmico adequado para obter a uniformidade da microestrutura da camada endurecida, trabalhar pelo controle do tamanho, forma e composição das inclusões não metálicas no processo de lingotamento deste material e realizar um plano de manutenção mais efetivo com inspeções periódicas a fim de detectar anomalias com antecedência e evitar perdas materiais e humanas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Análise de falha | pt_BR |
dc.subject | Eixo redutor de velocidade | pt_BR |
dc.subject | Aço SAE 4320 | pt_BR |
dc.subject | Fadiga | pt_BR |
dc.title | Análise de falha por fadiga do eixo de um redutor de velocidade | pt_BR |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 62-58 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Análise de Falha por Fadiga do Eixo de um Redutor de Velocidade (Rodrigo Miranda).pdf | 11.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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