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dc.contributor.authorSilva, Ádila Kalynne Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-12-11T22:06:40Z-
dc.date.available2019-12-11T22:06:40Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/930-
dc.description78 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientadora: Profa. Dra. Maria Teresinha de Medeiros Coelho.  pt_BR
dc.description.abstractA estrutura de um pavimento e a sua capacidade de suporte, dependem principalmente dos materiais utilizados na sua composição, das condições de tráfego as quais são submetidos, e do clima da região. Na natureza, pode-se encontrar uma grande variedade de materiais com características que qualificam um bom desempenho para a pavimentação, e que podem ser associadas a outros materiais com diferentes propriedades em forma de camadas. Dessa forma, dependendo da solicitação de tráfego para a qual um pavimento é projetado, alguns materiais podem satisfazer ou não as condições exigíveis, o que necessariamente não o caracteriza como sendo de baixa qualidade, apenas como inadequado para uma determinada aplicação. Em situações de carência de materiais, é comum optar pela estabilização do material disponível, com a finalidade de viabilizar o empreendimento, aumentando a sua capacidade de suporte, garantindo as características desejadas, e tornando-o adequado para os fins a que se destina. Partindo desse contexto, foi realizado o estudo de estabilização de um solo arenoso fina laterítico (SAFL), classificado de acordo com a metodologia MCT como LA (areia laterítica). Inicialmente, o material apresentou resultados satisfatórios para emprego em camadas de subbase e reforço, e no estudo, buscou-se avaliar a estabilização desse solo para uso em camadas de base quando misturado com brita nas proporções de 30%, 50% e 70% . A mistura constitui um tipo de estabilização granulométrica, e é também chamada de solo-brita ou solo-agregado. Nos resultados obtidos, pode-se concluir que as três misturas podem ser utilizadas em bases de pavimentos para tráfego leve, médio ou pesado, de acordo com as especificações de CBR e expansão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstabilização de solospt_BR
dc.subjectSolo-britapt_BR
dc.subjectSolo-agregadopt_BR
dc.subjectSolo arenoso fino lateríticopt_BR
dc.subjectCamadas estabilizadas granulometricamentept_BR
dc.subjectSoil stabilization-
dc.subjectGravel soil-
dc.subjectAggregate soil-
dc.subjectLateritic Fine Sandy Soil-
dc.subjectGranulometrically stabilized layers-
dc.titleEstudo de estabilização de solo com brita para uso na pavimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeSoil stabilization study with crushed stone for use in paving-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 625.8-
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