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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/92
Título: | Memória, educação e salvação cristã na Visão de Túndalo (Século XIV e XV) |
Autor(es): | Messias, Bianca Trindade |
Data do documento: | 2016-09-20 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | A sociedade medieval praticava as atividades terrenas preocupada com o Outro Mundo, pois o cristianismo ensinava que a vida continuava no Além-túmulo e conforme as condutas desempenhadas no plano terreno as almas eram julgadas e alocadas nos espaços do pós-morte. Com o objetivo de ensinar o bom comportamento aos medievos, a Igreja utilizava as Sagras Escrituras em diálogo com os relatos de viagens imaginárias. A Visão de Túndalo é um exemplo de viagem ao Além Medieval que narra a história de um cavaleiro pecador chamado Túndalo que foi escolhido para conhecer o Inferno, Purgatório e Paraíso, com o objetivo de mudar a sua conduta para obter a salvação. A finalidade da visio era educar a sociedade através das regras cristãs e conduzi-la ao arrependimento de seus pecados e praticar boas ações tendo como modelo a ser seguido a história do cavaleiro Túndalo. A narrativa reúne normas de comportamentos, utilizada pelos clérigos como um manual de memória cristã e de salvação, que fortalece a identidade da Igreja, fundamenta os discursos espirituais e os ensinamentos comportamentais aplicados para os cristãos |
Palavras-chave: | Memória Identidade Educação Visão de Túndalo |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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