Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/906
Título: Inteligência emocional como vantagem competitiva para o colaborador em uma organização
Título(s) alternativo(s): Emotional intelligence as a competitive advantage for the employee in an organization
Autor(es): Carvalho, Saymon Roberto Oliveira
Data do documento: 2017
Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa se estabeleceu em analisar como a inteligência emocional pode se tornar um fator de destaque em um ambiente organizacional, no caso, a empresa escolhida, a Skill Idiomas – unidade Cohab. Antes disso, foi fundamental esclarecer o conceito de inteligência, bem como a evolução histórica do mesmo, num contexto geral e posteriormente adentrar no tema específico de inteligência emocional e todos os conceitos complementares que influenciam na mesma. A importância desta pesquisa baseia-se, nomeadamente, no fato de que a inteligência emocional, como vantagem estratégica pessoal do colaborador e, em consequência, vantagem competitiva dentro da própria organização, se destacou como um tema escasso em relação a áreas abordadas da administração, portanto a pesquisa realizada teve o sentido de enriquecer e fomentar a realização de pesquisas sobre essa temática, sendo de caráter exploratório e também descritivo. A pesquisa foi realizada com 30 colaboradores, através de coleta online. Com base nos dados, foi possível constatar que 50% dos entrevistados considera a inteligência emocional um fator muito importante para o aumento da produtividade da empresa, 80% do total afirmou que acredita ser importante a organização oferecer programas de treinamento para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da inteligência emocional, 65% considera ter liberdade de expressar sentimentos e emoções no ambiente organizacional em detrimento e apenas 25% declararam ser pouco o seu grau de inteligência emocional.
Palavras-chave: Inteligência emocional
Organização
Vantagem competitiva
Emotional intelligence
Organization
Competitive advantage
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia SAYMON ROBERTO_1 PDF-A.pdf639.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.