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dc.contributor.authorCarvalho, Saymon Roberto Oliveira-
dc.date.accessioned2019-12-04T22:15:48Z-
dc.date.available2019-12-04T22:15:48Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/906-
dc.description83 f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Prof. Esp. Inácio Ferreira Façanha Neto.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral da presente pesquisa se estabeleceu em analisar como a inteligência emocional pode se tornar um fator de destaque em um ambiente organizacional, no caso, a empresa escolhida, a Skill Idiomas – unidade Cohab. Antes disso, foi fundamental esclarecer o conceito de inteligência, bem como a evolução histórica do mesmo, num contexto geral e posteriormente adentrar no tema específico de inteligência emocional e todos os conceitos complementares que influenciam na mesma. A importância desta pesquisa baseia-se, nomeadamente, no fato de que a inteligência emocional, como vantagem estratégica pessoal do colaborador e, em consequência, vantagem competitiva dentro da própria organização, se destacou como um tema escasso em relação a áreas abordadas da administração, portanto a pesquisa realizada teve o sentido de enriquecer e fomentar a realização de pesquisas sobre essa temática, sendo de caráter exploratório e também descritivo. A pesquisa foi realizada com 30 colaboradores, através de coleta online. Com base nos dados, foi possível constatar que 50% dos entrevistados considera a inteligência emocional um fator muito importante para o aumento da produtividade da empresa, 80% do total afirmou que acredita ser importante a organização oferecer programas de treinamento para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da inteligência emocional, 65% considera ter liberdade de expressar sentimentos e emoções no ambiente organizacional em detrimento e apenas 25% declararam ser pouco o seu grau de inteligência emocional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectEmotional intelligence-
dc.subjectOrganization-
dc.subjectCompetitive advantage-
dc.titleInteligência emocional como vantagem competitiva para o colaborador em uma organizaçãopt_BR
dc.title.alternativeEmotional intelligence as a competitive advantage for the employee in an organization-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 005:159.94-
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