Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/834
Título: A sustentabilidade nas micro e pequenas empresas como diferencial competitivo: um estudo de caso sobre uma correspondente bancária em São Luís
Título(s) alternativo(s): Sustainability in micro and small companies as a competitive differential: a case study on a bank correspondent in São Luís
Autor(es): Santos, Vivyanne Cristhinne de Jesus
Data do documento: 2018-12-13
Resumo: A sustentabilidade empresarial é vista como uma oportunidade de novos negócios, que possibilita novas políticas de estratégia, porém, para as organizações trilhar por esse caminho, ainda é um grande desafio para elas. As micro e pequenas empresas além de serem fundamentais para economia do país, também são essenciais no desenvolvimento de práticas sustentáveis, dessa maneira, o ato de aliar a sustentabilidade com o retorno financeiro, agrega para a empresa vantagem competitiva. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo, identificar e caracterizar a Empresa “Beta” frente a execução das atividades operacionais em prol da sustentabilidade como diferencial competitivo no setor de correspondente bancário na cidade São Luís- MA. De forma mais específica, identificar as atividades operacionais quanto a usabilidade de princípios sustentáveis; caracterizar as atividades operacionais quanto sustentáveis ou não sustentáveis amparadas na ISO 14001; correlacionar as vantagens proporcionadas pelas atividades sustentáveis frente ao cenário competitivo no mercado financeiro. O presente trabalho foi elaborado em uma metodologia de estudo de caso, com base em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, para tal, o instrumento utilizado para coleta de dados foi a aplicação de um questionário contendo 14 questões, no qual foi aplicado com os colaboradores da organização. Nesse sentido ficou evidenciado que para que haja desenvolvimento sustentável na empresa, é necessário que haja conscientização dos gestores e a qualificação dos colaboradores, para adoção de políticas sustentáveis, visando a redução dos impactos ambientais e ser competitiva no mercado  
Palavras-chave: Gestão ambiental
Vantagem competitiva
Micro e pequenas empresas
Estratégia
Environmental management
Competitive advantage
Micro and small companies
Strategy
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA- VIVYANNE_1 PDF-A.pdf533.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.