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dc.contributor.authorSantos, Vivyanne Cristhinne de Jesus-
dc.date.accessioned2019-11-25T22:22:25Z-
dc.date.available2019-11-25T22:22:25Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/834-
dc.description56 f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Esp. Weslley Phelix Silveira Rabelo  pt_BR
dc.description.abstractA sustentabilidade empresarial é vista como uma oportunidade de novos negócios, que possibilita novas políticas de estratégia, porém, para as organizações trilhar por esse caminho, ainda é um grande desafio para elas. As micro e pequenas empresas além de serem fundamentais para economia do país, também são essenciais no desenvolvimento de práticas sustentáveis, dessa maneira, o ato de aliar a sustentabilidade com o retorno financeiro, agrega para a empresa vantagem competitiva. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo, identificar e caracterizar a Empresa “Beta” frente a execução das atividades operacionais em prol da sustentabilidade como diferencial competitivo no setor de correspondente bancário na cidade São Luís- MA. De forma mais específica, identificar as atividades operacionais quanto a usabilidade de princípios sustentáveis; caracterizar as atividades operacionais quanto sustentáveis ou não sustentáveis amparadas na ISO 14001; correlacionar as vantagens proporcionadas pelas atividades sustentáveis frente ao cenário competitivo no mercado financeiro. O presente trabalho foi elaborado em uma metodologia de estudo de caso, com base em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, para tal, o instrumento utilizado para coleta de dados foi a aplicação de um questionário contendo 14 questões, no qual foi aplicado com os colaboradores da organização. Nesse sentido ficou evidenciado que para que haja desenvolvimento sustentável na empresa, é necessário que haja conscientização dos gestores e a qualificação dos colaboradores, para adoção de políticas sustentáveis, visando a redução dos impactos ambientais e ser competitiva no mercado  pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectEnvironmental management-
dc.subjectCompetitive advantage-
dc.subjectMicro and small companies-
dc.subjectStrategy-
dc.titleA sustentabilidade nas micro e pequenas empresas como diferencial competitivo: um estudo de caso sobre uma correspondente bancária em São Luíspt_BR
dc.title.alternativeSustainability in micro and small companies as a competitive differential: a case study on a bank correspondent in São Luís-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 334.012.64/.65:502.131.1-
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