Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/813
Título: Plano de evacuação: estudo de caso do Colégio Militar 2 de Julho unidade II “Diomedes da Silva Pereira”” no município de São José de Ribamar - MA
Autor(es): Garcez Junior, Adailson Raimundo Moreira
Peixoto, Wendson Vale
Data do documento: 2018
Resumo: Apresenta-se um estudo com a finalidade de realizar uma reflexão, tal como um levantamento quali-quantitativo acerca da possibilidade de elaborar um plano de evacuação eficiente e com segurança para os civis, crianças e transeuntes do Colégio Militar 2 de julho unidade II “Diomedes da Silva Pereira. Discorre-se, em primeiro momento, sobre o fogo e seus constituintes, os conceitos sobre planos de evacuação e sua fundamentação legal, Iluminação, saída, e sinalização de emergência, bem como o dimensionamento de extintores de incêndio. Em cima desses temas, trabalhou-se na elaboração do plano de abandono, que engloba informações e características da edificação e procedimentos a serem seguidos durante a evacuação. Também se dimensionou a composição das equipes de brigada, que serão as principais responsáveis pelas ações durante a emergência, inclusive em retirar as pessoas da edificação de modo seguro. A partir de informações coletadas, monta-se uma planta de riscos, onde são identificados os principais pontos necessários para a emergência, como a via de acesso do Corpo de Bombeiros, rota de fuga dos ocupantes, ponto de encontro e locais de risco. Além disso, foi feita uma simulação do tempo de escape e de evacuação da escola, no qual o tempo obtido é considerado alto. Usando o plano de evacuação como guia, foi dado orientações a todos os professores, monitores e funcionários sobre melhor rota de fuga e como se comportar durante uma emergência, foi verificado uma redução brusca no tempo de abandono, além da retirada dos seus ocupantes serem ordeira, silenciosa e segura.  
Palavras-chave: Plano de evacuação
Segurança
Emergência
Riscos
Treinamentos
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia CFOBM - Adailson&Peixoto23 - Imprimir.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.