Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/787
Título: O ensino do Nazismo na educação básica: um diálogo entre História e Literatura através do paradidático O Holocausto judaico
Autor(es): Neves, Priscilla Piccolo
Data do documento: 2018-04-19
Editor: UEMA
Resumo: O ensino do Holocausto judeu na Educação Básica constituiu-se no objeto central de investigação desse estudo. Partindo do pressuposto de que o tema ainda está presente no cotidiano escolar de forma desproporcional à sua importância histórica, está aqui sendo realizada a construção de um paradidático, voltado aos discentes e docentes, que se pretende como uma poderosa ferramenta pedagógica capaz de reconfigurar a forma como o tema tem sido abordado nas escolas. Como eixo condutor do paradidático, encontram-se as narrativas literárias produzidas por personagens históricos que viveram as perseguições nazistas e o cotidiano dos campos de concentração. Dentre as inúmeras obras, foram selecionadas O Diário de Anne Frank, é isto um homem? A Lista de Schindler: a verdadeira história. Assim, pretende-se aproximar a História e a Literatura, à luz das discussões das relações entre História e Memória. Também se encontra presente no paradidático, em uma linguagem adaptada aos discentes, as principais discussões produzidas sobre o Holocausto na academia, como forma de diluir o fosso que ainda separa o saber escolar e o saber acadêmico. No paradidático, assim, constam a cronologia da ascensão nazista até o Holocausto, trechos de especialistas no tema, documentos de época, fotos, mapas, charges, trechos das narrativas literárias e, por fim, em forma de encarte, propostas de atividades a serem realizadas em sala de aula, marcadas pela interdisciplinaridade.
Palavras-chave: Ensino de História
História e Literatura
Holocausto
Paradidático
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-completa-finalizada-e-assinada-Priscilla-Piccolo-defesa-3.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.