Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/779
Título: | Educação para uma formação cidadã: uma análise do discurso político pedagógico na Paidéia clássica ateniense (Século V – IV a.C.) |
Autor(es): | Assunção, Marla Rafaela Lima de |
Data do documento: | 2018-04-25 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Desde a Grécia Antiga, a educação tem sido considerada uma fonte legitimadora de um projeto de poder e cidadania específicos. Este trabalho reflete as contribuições da Educação na constituição de uma cidadania, tendo em vista que a legislação brasileira aponta a „formação cidadã‟ como uma das premissas da educação contemporânea. Para tal, buscamos subsídios no ideal grego de Educação, em especial, na Atenas Clássica do V e IV séculos a.C., por ter sido a primeira a relacionar a formação de cidadãos e de uma identidade particular segundo os princípios da Paidéia. Sendo uma discussão significativa no estudo das sociedades antigas e modernas, sua proposta é considerar como as mesmas práticas educativas que transformam sujeitos em cidadãos-plenos podem reforçar um modelo de cidadania excludente, uma vez que uma parcela da sociedade não tem acesso a um ensino de qualidade. Os documentos arqueológicos, clássicos literários e a legislação brasileira fornecem respostas e explicam as limitações do acesso e da qualidade de ensino até os dias atuais. |
Palavras-chave: | Ensino de História Cidadania Paidéia Educação |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao-marla-rafaela-CD-ROM.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.