Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/779
Título: Educação para uma formação cidadã: uma análise do discurso político pedagógico na Paidéia clássica ateniense (Século V – IV a.C.)
Autor(es): Assunção, Marla Rafaela Lima de
Data do documento: 2018-04-25
Editor: UEMA
Resumo: Desde a Grécia Antiga, a educação tem sido considerada uma fonte legitimadora de um projeto de poder e cidadania específicos. Este trabalho reflete as contribuições da Educação na constituição de uma cidadania, tendo em vista que a legislação brasileira aponta a „formação cidadã‟ como uma das premissas da educação contemporânea. Para tal, buscamos subsídios no ideal grego de Educação, em especial, na Atenas Clássica do V e IV séculos a.C., por ter sido a primeira a relacionar a formação de cidadãos e de uma identidade particular segundo os princípios da Paidéia. Sendo uma discussão significativa no estudo das sociedades antigas e modernas, sua proposta é considerar como as mesmas práticas educativas que transformam sujeitos em cidadãos-plenos podem reforçar um modelo de cidadania excludente, uma vez que uma parcela da sociedade não tem acesso a um ensino de qualidade. Os documentos arqueológicos, clássicos literários e a legislação brasileira fornecem respostas e explicam as limitações do acesso e da qualidade de ensino até os dias atuais.
Palavras-chave: Ensino de História
Cidadania
Paidéia
Educação
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao-marla-rafaela-CD-ROM.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.