Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/741
Título: Autoria e autorrepresentação em comunidades quilombolas da baixada maranhense como formas de luta: um diálogo entre a antropologia e a literatura brasileira.
Autor(es): Lourenço, Valéria Correia
Palavras-chave: Comunidades quilombolas
Baixada Maranhense
Conhecimentos tradicionais
Etnografia
Literatura Brasileira
Data do documento: 29-Ago-2017
Editor: UEMA
Resumo: O texto a seguir, resultado de uma pesquisa com fins dissertativos, tem como objetivo trazer uma reflexão sobre a representação de identidades coletivas e de conhecimentos tradicionais tanto na antropologia quanto na literatura brasileira. Para isso, pensamos a etnografia como um momento de alargamento das fronteiras literárias e antropológicas. Ademais, analisamos as formas como saberes e conhecimentos tradicionais de comunidades quilombolas foram representados tanto em jornais quanto em alguns textos da literatura brasileira. Entretanto, percebendo que esses (as) agentes sociais, integrantes da pesquisa, antes objetos de estudos da literatura e da antropologia, hoje têm reivindicado a autoria de suas histórias e sua autorrepresentação, trazemos a narrativa de alguns deles e de algumas delas para que eles (as) mesmos (as) se re(a)presentem. Percebemos, assim, que essa representação também pode ser entendida como uma forma de luta ao romper com as classificações externas e estigmatizantes a que esses (as) agentes são submetidos cotidianamente.
Descrição: 168 f.Dissertação (Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017.Orientadora: Profa. Dra. Camila do Valle Fernandes
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/741
Aparece nas coleções:MESTRADO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valeria correia lourenço.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.