Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/727
Título: Gestão de Unidades de Conservação e Terras Indígenas entre disputas, tensões e conflitos: as situações da REBIO Gurupi e das TIs Alto Turiaçu,Awá e Caru no Maranhão.
Autor(es): Souza, Laís Gonçalves de
Palavras-chave: Reserva Biológica do Gurupi
Terras Indígenas
Gestão Territorial
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre as disputas, tensões e conflitos envolvendo os diferentes pontos de vista acerca da gestão da Reserva Biológica do Gurupi e das Terras Indígenas Alto Turiaçu, Awá e Caru, onde vivem os povos indígenas Awá-Guajá, Ka’apor e Tenetehara. Os focos de análise deste trabalho são: a) os processos de disputa associados aos territórios tradicionalmente ocupados pelos referidos povos indígenas no Oeste Maranhense; b) as tensões e os conflitos existentes no Conselho Consultivo Zé dos Santos da Reserva Biológica do Gurupi e na área da reserva; e c) o posicionamento dos indígenas das Terras Indígenas Alto Turiaçu e Caru em face das políticas oficiais relacionadas à gestão dos seus territórios. Para tanto, analisei documentos oficiais concernentes à reserva e às terras indígenas do seu entorno, entrevistei agentes sociais envolvidos com as discussões sobre essas áreas e acompanhei reuniões do Conselho Consultivo Zé dos Santos da Reserva Biológica do Gurupi e do povo Ka’apor junto aos órgãos estaduais de educação. A análise desse material permitiu construir uma reflexão crítica acerca das formas de divisão e gestão territorial estabelecida pelos atos de “Estado”, bem como das formas de “participação” instituídas oficialmente com o objetivo de legitimar tais atos. Ademais, também foi possível refletir sobre as formas de “participação” e gestão aventadas pelos povos indígenas, as quais rompem com a dimensão burocrática estabelecida pelo Estado.
Descrição: 137 f .Dissertação ( Mestrado em Cratografia Social e Política da Amazônia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientadora: Profa. Dra. Helciane de Fátima Abreu Araujo. 
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/727
Aparece nas coleções:MESTRADO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laís gonçalves de Souza.pdf2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.