Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/676
Título: Análise do desempenho de concretos com adição de sílica ativa em simulação da agressividade marinha.
Título(s) alternativo(s): Analysis of the performance of concrete with the addition of silica fume in a simulation of marine aggressiveness.
Autor(es): Carvalho, André Luiz Louzeiro
Data do documento: 2018-12-06
Editor: UEMA
Resumo: A aplicabilidade do concreto armado em larga escala ocorre devido a sua facilidade de execução aliado, sobretudo, ao seu desempenho quanto a solicitações, sendo a resistência à compressão o esforço mais requisitado. A ideia errônea fixada por muito tempo de que o concreto é um elemento durável vem sendo remodelada, dando espaço a um novo fato: o concreto é o resultado entre seus componentes e sua interação com o meio no qual está inserido. Posto isso, a presente pesquisa visa estudar o comportamento de concretos com substituição parcial de cimento por sílica ativa submetidos a simulação da agressividade marinha, representada pela aplicação de ciclos de imersão e secagem em solução salina de cloreto de sódio. Para tanto, foram moldados corpos de prova cilíndricos (10x20cm²) e prismáticos (15x15x10cm³ com barras de aço) de concreto sem sílica e com adição mineral de teores de 4%, 8% e 10%, com relações água/aglomerante de 0,40 e 0,50, realizando-se ensaios nas idades de 07, 28, 49 e 56 dias, analisando a resistência à compressão axial e índice de vazios nos exemplares cilíndricos e avaliação do potencial de corrosão das armaduras das amostras prismáticas de acordo com a ASTM C876 – 09. Os resultados obtidos mostram que o teor de 4% sílica ativa não conduz a uma melhora do desempenho do concreto submetido à agressividade marinha, fato este somente observado nos teores de substituição de 8 e 10%
Palavras-chave: Sílica ativa
Ambiente marinho
Resistência à compressão
Porosidade
Corrosão
Silica fume
Marine environment
Compressive strength
Porosity
Corrosion
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANDRE LUIZ CARVALHO_1 PDF-A.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.