Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/639
Título: Encantaria em sala de aula: ensino das religiões afrobrasileiras e construção da consciência histórica através de seções didáticas no site do Museu Afrodigital do Maranhão
Autor(es): Santos, Reinilda de Oliveira
Data do documento: 2018-04-23
Editor: UEMA
Resumo: Nesse trabalho o objetivo foi analisar o processo através do qual, no Ensino Fundamental maior da escola Centro de Ensino Sotero dos Reis, se consolidam certas formas de representar o universo material, simbólico e humano das manifestações religiosas de matriz africana, consubstanciando-se determinados tipos de consciência histórica na qual esses repertórios ou estão ausentes ou são estereotipados. Bem como pensar em como os alunos constroem consciência histórica sobre essas cosmologias. Partindo desse pressuposto, elaborei seções didáticas sobre esse assunto, vinculadas ao site do Museu Afrodigital do Maranhão, direcionadas aos professores. Para tanto, parto da hipótese de que há uma incoerência entre a realidade na qual alguns alunos estão inseridos e a ausência de discussão sobre essa realidade nas salas de aula. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizo como fontes os dados coletados em observações do cotidiano, documentos oficiais, currículo, manuais didáticos, resultados de questionários aplicados, Projeto Político Pedagógico e projetos internos da escola em diálogo com teóricos de diferentes áreas do conhecimento, especialmente da história, da antropologia e do campo dos estudos étnicos raciais. E como materialização da pesquisa trago uma galeria online, composta de 5 seções, construídas a partir de textos e fotografias, na maior parte capturadas por mim. Esse produto está vinculado ao site do Museu AfroDigital, com o tema “Como trabalhar com religiões afro-brasileiras em sala-de-aula”, destinadas aos professores da educação básica. Os temas trabalhados nas seções são: Diversidade religiosa no Maranhão, Intolerância religiosa e racismo, José Negreiros: A trajetória de um pai de santo, Religião afro e catolicismo, Religiosidades afro-brasileira e resistência.
Palavras-chave: Ensino de História
Cotidiano escolar
Consciência histórica
Religiões afro-brasileiras
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REINILDA DE OLIVEIRA SANTOS.pdf7.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.