Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5674
Título: O gênero textual história em quadrinhos como recurso didático para o incentivo à prática da leitura
Título(s) alternativo(s): The comic strip genre as a teaching resource to encourage reading practice
Autor(es): Sousa, Jéssica Gabrielle Moraes de
Orientador: Alves, Jonh Jefferson
Membro da Banca: Sousa, Wlga Alves de
Membro da Banca: Alves, Marrony da Silva
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabaho aborda o gênero textual História em Quadrinhos como recurso didático de incentivo à prática da leitura, para crianças e adolescentes, com a finalidade de torná-la um hábito, tendo em vista sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de competências e a ampliação de conhecimentos. A leitura tem papel fundamental na sociedade atual, centrada na cultura da escrita, haja vista a necessidade de compreensão do mundo e da realidade em que vivemos, bem como de processar as informações dos diferentes tipos de comunicação. Diante disso, verificá-se a importância para assimilar o conhecimento que está à disposição em qualquer tempo e lugar. O estudo visa apresentar as histórias em quadrinhos, como recurso didático eficaz para o incentivo à leitura, bem como aumento de vacabulário e incrementos de conhecimento de mundo. As histórias em qudrinhos são bastantes utéis, principalmente na literatura infanto-juvenil, uma vez que torna a leitura agradável e prazerosa, devido a combinação perfeita entre textos e imagens, geralmente com teor humorístico e imagens chamativas, estimulando a criatividade e o senso crítico do leitor. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica de diversos autores, como Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos e Glayci Xavier. O trabalho demonstrou a influência positiva deste gênero textual no que se refere no estímulo â leitura, enriquecimento vocabular e desenvolvimento intelectual
Resumo: This work addresses the comic book genre as a didactic resource to encourage reading practice among children and adolescents, aiming to make it a habit, considering its contribution to the teaching-learning process, enabling the development of skills and the expansion of knowledge. Reading plays a fundamental role in today's society, centered on the culture of writing, given the need to understand the world and the reality in which we live, as well as to process information from different types of communication. Therefore, its importance for assimilating knowledge available at any time and place is evident. This study aims to present comic books as an effective didactic resource for encouraging reading, as well as increasing vocabulary and enhancing world knowledge. Comic books are quite useful, especially in children's and young adult literature, since they make reading enjoyable and pleasurable due to the perfect combination of text and images, generally with humorous content and eye-catching images, stimulating the reader's creativity and critical thinking. The methodology used was based on bibliographic research from various authors, such as Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos, and Glayci Xavier. The work demonstrated the positive influence of this textual genre in terms of stimulating reading, enriching vocabulary, and intellectual development
Palavras-chave: Leitura
Gênero textual
História em quadrinhos
Reading
Textual genre
Comics
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.