Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Jéssica Gabrielle Moraes de-
dc.date.accessioned2025-12-09T14:17:25Z-
dc.date.available2025-12-09-
dc.date.available2025-12-09T14:17:25Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Jéssica Gabrielle Moraes de. O gênero textual história em quadrinhos como recurso didático para o incentivo à prática da leitura. 2020. 46 f. Monografia ( Curso de Licenciatura em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão, Campus Presidente Dutra-MA. 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5674pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5674-
dc.description.abstractThis work addresses the comic book genre as a didactic resource to encourage reading practice among children and adolescents, aiming to make it a habit, considering its contribution to the teaching-learning process, enabling the development of skills and the expansion of knowledge. Reading plays a fundamental role in today's society, centered on the culture of writing, given the need to understand the world and the reality in which we live, as well as to process information from different types of communication. Therefore, its importance for assimilating knowledge available at any time and place is evident. This study aims to present comic books as an effective didactic resource for encouraging reading, as well as increasing vocabulary and enhancing world knowledge. Comic books are quite useful, especially in children's and young adult literature, since they make reading enjoyable and pleasurable due to the perfect combination of text and images, generally with humorous content and eye-catching images, stimulating the reader's creativity and critical thinking. The methodology used was based on bibliographic research from various authors, such as Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos, and Glayci Xavier. The work demonstrated the positive influence of this textual genre in terms of stimulating reading, enriching vocabulary, and intellectual developmentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.titleO gênero textual história em quadrinhos como recurso didático para o incentivo à prática da leiturapt_BR
dc.title.alternativeThe comic strip genre as a teaching resource to encourage reading practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Jonh Jefferson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8411-4571pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0746043628153173pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Wlga Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3310626549048034pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Marrony da Silva-
dc.description.resumoO presente trabaho aborda o gênero textual História em Quadrinhos como recurso didático de incentivo à prática da leitura, para crianças e adolescentes, com a finalidade de torná-la um hábito, tendo em vista sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de competências e a ampliação de conhecimentos. A leitura tem papel fundamental na sociedade atual, centrada na cultura da escrita, haja vista a necessidade de compreensão do mundo e da realidade em que vivemos, bem como de processar as informações dos diferentes tipos de comunicação. Diante disso, verificá-se a importância para assimilar o conhecimento que está à disposição em qualquer tempo e lugar. O estudo visa apresentar as histórias em quadrinhos, como recurso didático eficaz para o incentivo à leitura, bem como aumento de vacabulário e incrementos de conhecimento de mundo. As histórias em qudrinhos são bastantes utéis, principalmente na literatura infanto-juvenil, uma vez que torna a leitura agradável e prazerosa, devido a combinação perfeita entre textos e imagens, geralmente com teor humorístico e imagens chamativas, estimulando a criatividade e o senso crítico do leitor. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica de diversos autores, como Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos e Glayci Xavier. O trabalho demonstrou a influência positiva deste gênero textual no que se refere no estímulo â leitura, enriquecimento vocabular e desenvolvimento intelectualpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Presidente Dutrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.