Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5662
Título: O ensino de literatura no ensino fundamental II na Unidade Integrada Governador José Ribamar Fiquene em Presidente Dutra - MA
Título(s) alternativo(s): The teaching of literature in middle school (grades 6-9) at the Integrated Unit Governor José Ribamar Fiquene in Presidente Dutra - MA
Autor(es): Fontinele, Leiane Anchieta de Sousa
Orientador: Lira, Rhusily Reges da Silva
Membro da Banca: Rodrigues, Janaira Caroline da Silva
Membro da Banca: Sousa , Douglas Rodrigues de
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa de conclusão de curso tem como objetivo analisar os métodos de ensino da literatura. A pesquisa se caracteriza como pesquisa de campo e referenciais teóricos que nos proporciona olhar para as teorias, bem como a vivência na sala de aula. O Ensino Fundamental II é uma etapa que dá início a novo passo na educação básica. A aprendizagem deve ser compreendida como um período de consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos ao longo da carreira escolar. A literatura é considerada um bem cultural pode influenciar para o crescimento da educação, da concentração, da cognição e da comunicação, e para a desenvolvimento da imaginação, que contribui para que os jovens se tornem formadores de opiniões públicas e críticos capazes de cogitar sobre o mundo. Nessa direção, a literatura passou a ser um convite à liberdade de expressão, onde o aluno pode expressar seus sentimentos, descobrir e entender melhor suas próprias emoções, ir além de períodos, autores e poesia, significante é que a lacuna para o conhecimento é de grande valia para que os alunos aprendam e pratiquem essa temática, que é fundamental na cultura pessoal e da compreensão pessoal. A formação de leitores garante uma sociedade mais justa, sábia e equilibrada
Resumo: The present course conclusion research aims to analyze the teaching methods of literature. The research is characterized as field research and theoretical references that allow us to look at theories, as well as the experience in the classroom. Elementary School II is a stage that begins a new step in basic education. Learning should be understood as a period of consolidation and deepening of the knowledge acquired throughout the school career. Literature is considered a cultural asset, it can influence the growth of education, concentration, cognition and communication, and the development of the imagination, which contributes to young people becoming public opinion makers and critics capable of thinking about the world. In this direction, literature has become an invitation to freedom of expression, where students can express their feelings, discover and better understand their own emotions, go beyond periods, authors and poetry. great value for students to learn and practice this theme, which is fundamental in personal culture and personal understanding. The formation of readers guarantees a fairer, wiser and more balanced society
Palavras-chave: Literatura
Formação de leitores
Leitor Crítico
Métodos de ensino
Literature
Critical Reader
Reader training
Teaching methods
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.