Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFontinele, Leiane Anchieta de Sousa-
dc.date.accessioned2025-12-03T18:01:09Z-
dc.date.available2025-12-03-
dc.date.available2025-12-03T18:01:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFONTINELE, Leiane Anchieta de Sousa. O ensino de literatura no ensino fundamental II na Unidade Integrada Governador José Ribamar Fiquene em Presidente Dutra - MA . Presidente Dutra, MA, 2022. 44 f. Monografia (Graduação) – Curso de Letras Licenciatura, Centro de Estudos Superiores de Presidente Dutra, Universidade Estadual do Maranhão, 2022. Disponíveis:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5662pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5662-
dc.description.abstractThe present course conclusion research aims to analyze the teaching methods of literature. The research is characterized as field research and theoretical references that allow us to look at theories, as well as the experience in the classroom. Elementary School II is a stage that begins a new step in basic education. Learning should be understood as a period of consolidation and deepening of the knowledge acquired throughout the school career. Literature is considered a cultural asset, it can influence the growth of education, concentration, cognition and communication, and the development of the imagination, which contributes to young people becoming public opinion makers and critics capable of thinking about the world. In this direction, literature has become an invitation to freedom of expression, where students can express their feelings, discover and better understand their own emotions, go beyond periods, authors and poetry. great value for students to learn and practice this theme, which is fundamental in personal culture and personal understanding. The formation of readers guarantees a fairer, wiser and more balanced societypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeitor Críticopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectCritical Readerpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.titleO ensino de literatura no ensino fundamental II na Unidade Integrada Governador José Ribamar Fiquene em Presidente Dutra - MApt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of literature in middle school (grades 6-9) at the Integrated Unit Governor José Ribamar Fiquene in Presidente Dutra - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5653871920450241pt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Rhusily Reges da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2307-3507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5010045487302959pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Janaira Caroline da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7064836769390109pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa , Douglas Rodrigues de-
dc.description.resumoA presente pesquisa de conclusão de curso tem como objetivo analisar os métodos de ensino da literatura. A pesquisa se caracteriza como pesquisa de campo e referenciais teóricos que nos proporciona olhar para as teorias, bem como a vivência na sala de aula. O Ensino Fundamental II é uma etapa que dá início a novo passo na educação básica. A aprendizagem deve ser compreendida como um período de consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos ao longo da carreira escolar. A literatura é considerada um bem cultural pode influenciar para o crescimento da educação, da concentração, da cognição e da comunicação, e para a desenvolvimento da imaginação, que contribui para que os jovens se tornem formadores de opiniões públicas e críticos capazes de cogitar sobre o mundo. Nessa direção, a literatura passou a ser um convite à liberdade de expressão, onde o aluno pode expressar seus sentimentos, descobrir e entender melhor suas próprias emoções, ir além de períodos, autores e poesia, significante é que a lacuna para o conhecimento é de grande valia para que os alunos aprendam e pratiquem essa temática, que é fundamental na cultura pessoal e da compreensão pessoal. A formação de leitores garante uma sociedade mais justa, sábia e equilibradapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Presidente Dutrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.