Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5660
Título: O drácula de Bram Storker um estudo à luz da perspectiva do gótico literário
Título(s) alternativo(s): Bram Stoker's Dracula: A Study in the Light of the Perspective of Gothic Literature
Autor(es): Luz, Alessandra Dias da
Orientador: Sousa, Douglas Rodrigues de
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Trata-se de um estudo que discute o filme “Drácula de Bram Stoker” de Francis Ford Coppola (1992), embasado no romance gótico "Drácula" de autoria do irlandês Bram Stoker, é um exemplo de discussão sobre a migração da literatura ao cinema. Para indicar, além das equivalências e disparidades entre o texto e as duas formas de arte, há uma percepção do contexto em que a produção foi feita e sua recepção pelo público, bem como a aplicabilidade do texto de chegada como fator fundamental para escolhas criativas.O filme renova a “alma”da representação gótica e a imaginação de seres vampirescos no cinema. Em outras palavras: relações Inter simbólicas (romance-filme) e intertextualidade (entre filmes, o "texto" do filme). O personagem morto-vivo duvidoso, a princípio, desempenha papéis de herói e mostro nos filmes de Coppola. Como todo personagem fictício é um ponto zero nas coordenadas espaço- temporais, essa incerteza é o que torna esse romance de terror paralela ao drama com viés romântico
Resumo: "Bram Stoker's Dracula" (Francis Ford Coppola, 1992), based on the Gothic novel "Dracula" by Irish author Bram Stoker, is an example of a discussion of the migration from literature to film. To indicate, in addition to the equivalences and disparities between the text and the two art forms, there is insight into the context in which the production was made and its reception by the audience, as well as the applicability of the arrival text as a key factor in creative choices. The film renews the "soul" of gothic representation and the imagination of vampiric beings in cinema. In otherwords: Inter symbolic relations (novel-film) and intertextuality (between films, the "text" of the film). The dubious undead character at first plays hero and monster roles in Coppola's films. As every fictional character is a zero point in the space-time coordinates, this uncertainty is what makes this horror novel parallel to the drama with a romantic bias
Palavras-chave: Mediação
Intertextualidade
Transposição ente símbolo
Drácula
Francis Ford Coppola
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.