Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Alessandra Dias da-
dc.date.accessioned2025-12-03T17:20:21Z-
dc.date.available2025-12-03-
dc.date.available2025-12-03T17:20:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLUZ, Alessandra Dias da. O drácula de Bram Storker um estudo à luz da perspectiva do gótico literário. 2022. 44 f. Monografia (Graduação). Curso de Letras, Universidade Estadual do Maranhão, Presidente Dutra, MA. Ano: 2022. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5660pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5660-
dc.description.abstract"Bram Stoker's Dracula" (Francis Ford Coppola, 1992), based on the Gothic novel "Dracula" by Irish author Bram Stoker, is an example of a discussion of the migration from literature to film. To indicate, in addition to the equivalences and disparities between the text and the two art forms, there is insight into the context in which the production was made and its reception by the audience, as well as the applicability of the arrival text as a key factor in creative choices. The film renews the "soul" of gothic representation and the imagination of vampiric beings in cinema. In otherwords: Inter symbolic relations (novel-film) and intertextuality (between films, the "text" of the film). The dubious undead character at first plays hero and monster roles in Coppola's films. As every fictional character is a zero point in the space-time coordinates, this uncertainty is what makes this horror novel parallel to the drama with a romantic biaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectTransposição ente símbolopt_BR
dc.subjectDráculapt_BR
dc.subjectFrancis Ford Coppolapt_BR
dc.titleO drácula de Bram Storker um estudo à luz da perspectiva do gótico literáriopt_BR
dc.title.alternativeBram Stoker's Dracula: A Study in the Light of the Perspective of Gothic Literaturept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Douglas Rodrigues de-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo que discute o filme “Drácula de Bram Stoker” de Francis Ford Coppola (1992), embasado no romance gótico "Drácula" de autoria do irlandês Bram Stoker, é um exemplo de discussão sobre a migração da literatura ao cinema. Para indicar, além das equivalências e disparidades entre o texto e as duas formas de arte, há uma percepção do contexto em que a produção foi feita e sua recepção pelo público, bem como a aplicabilidade do texto de chegada como fator fundamental para escolhas criativas.O filme renova a “alma”da representação gótica e a imaginação de seres vampirescos no cinema. Em outras palavras: relações Inter simbólicas (romance-filme) e intertextualidade (entre filmes, o "texto" do filme). O personagem morto-vivo duvidoso, a princípio, desempenha papéis de herói e mostro nos filmes de Coppola. Como todo personagem fictício é um ponto zero nas coordenadas espaço- temporais, essa incerteza é o que torna esse romance de terror paralela ao drama com viés românticopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Presidente Dutrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.