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Título: Recurso de comunicação aumentativa e alternativa: tecnologia assistiva de inclusão para o processo de ensino e aprendizagem de alunos autistas
Título(s) alternativo(s): Augmentative and alternative communication resource: assistive technology for inclusion in the teaching and learning process of autistic students
Autor(es): Sousa, Siarla Danielle Andrade
Orientador: Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
Membro da Banca: Pandini, Carmen Cipriani
Membro da Banca: Melo, Thiago Anchieta de
Data do documento: 2025-06-28
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta dissertação trata da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase nos recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como estratégia para favorecer o ensino e a aprendizagem. A escolha do tema surgiu da necessidade de compreender de que maneira a tecnologia assistiva pode apoiar o trabalho docente e ampliar as possibilidades de participação de estudantes autistas, considerando a realidade de uma escola pública municipal de Capitão de Campos-PI. O objetivo geral foi analisar como os recursos de CAA contribuem para a prática pedagógica, desdobrando-se em: descrever o uso da tecnologia assistiva no contexto escolar; analisar as contribuições da CAA para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e acadêmicas; identificar os saberes e percepções dos professores sobre o uso desses recursos; e desenvolver um curso com microcertificação e um e-book para apoiar a prática docente. Adotou-se uma metodologia qualitativa, com revisão integrativa da literatura e pesquisa de campo, utilizando questionário, entrevista narrativa e observação participante. Participaram deste estudo professoras titulares da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais, além de professoras de apoio da escola pesquisada. Os resultados revelaram que as docentes reconhecem a importância da CAA para o processo de aprendizagem, principalmente no estímulo à comunicação e à participação das crianças com TEA. Por outro lado, apontaram limitações quanto ao conhecimento sobre como utilizar esses recursos de forma articulada às suas práticas cotidianas, evidenciando a necessidade de formação continuada e suporte técnico-pedagógico. Conclui-se que investir no fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas requer não apenas o acesso aos recursos, mas também o apoio aos professores para que possam utilizá-los de maneira significativa, garantindo assim o direito à educação para todos
Resumo: This dissertation addresses the school inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD), with an emphasis on Augmentative and Alternative Communication (AAC) resources as a strategy to foster teaching and learning. The choice of the topic stemmed from the need to understand how assistive technology can support teachers’ work and expand participation opportunities for autistic students, considering the reality of a public municipal school in Capitão de Campos, Piauí, Brazil. The main objective was to analyze how AAC resources contribute to pedagogical practice, broken down into the following objectives: to describe the use of assistive technology in the school context; to analyze the contributions of AAC to the development of social, cognitive, and academic skills; to identify teachers’ knowledge and perceptions regarding the use of these resources; and to develop a micro-certification course and an e-book to support teaching practice. A qualitative methodology was adopted, with an integrative literature review and field research, using a questionnaire, narrative interview, and participant observation. The study involved teachers from early childhood education and the initial years of elementary education, as well as support teachers at the school. The results revealed that the teachers recognize the importance of AAC in the learning process, particularly in stimulating communication and participation among children with ASD. On the other hand, they highlighted limitations regarding their knowledge of how to effectively integrate these resources into their daily practices, revealing the need for continuous training and technical- pedagogical support. It is concluded that investing in the strengthening of inclusive pedagogical practices requires not only access to resources but also support for teachers to use them meaningfully, thereby ensuring the right to education for all
Palavras-chave: Autista
Educação
Inclusão
Tecnologia Assistida
Autism
Education
Inclusion
Assistive Technology
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações



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