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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5588| Título: | Erros ortográficos e interferências linguísticas em produções textuais de alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública de Zé Doca-MA |
| Título(s) alternativo(s): | Spelling errors and linguistic interferences in textual productions of high school students: a case study in a public school in Zé Doca-MA |
| Autor(es): | Sousa, Jamyres de Araujo de Lima, Layanne Pereira |
| Orientador: | Oliveira, Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de |
| Membro da Banca: | Monteiro, Alexandra Araujo |
| Membro da Banca: | Santos, Magna Kheytt Mascarenhas dos |
| Data do documento: | 2025-07-30 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Este estudo objetiva investigar os principais erros ortográficos presentes nas produções textuais dos alunos de uma escola pública do município de Zé Doca-MA. Com o surgimento das linguagens nas redes sociais e das plataformas digitais, a leitura e a escrita passaram por transformações significativas. Nesse sentido, este trabalho tem o seguinte questionamento como ponto norteador: como esses erros estariam relacionados às dificuldades de aprendizagem, ao domínio insuficiente das normas gramaticais e, ocasionalmente, às práticas de escrita no ambiente escolar? Quanto aos objetivos específicos almejamos: investigar os principais erros ortográficos presentes nas produções textuais dos alunos da primeira série do ensino médio; analisar os possíveis fatores que contribuem para a ocorrência desses erros; e discutir de que forma o contexto social, educacional e midiático pode estar relacionado a essas dificuldades à escrita formal. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado aos alunos e professores, além da solicitação de produção textual aos alunos. Dessa maneira, o aporte teórico utilizado consiste nos trabalhos de Bakhtin (1992), Brasil (2018), Marcuschi (2008) e Ribeiro (2021). Concluímos que é evidente que os alunos do 1º ano do ensino médio enfrentam dificuldades significativas no domínio da norma culta da língua portuguesa, especialmente em relação à ortografia, pontuação, concordância e organização textual. Diante disso, destaca-se a necessidade de intervenções pedagógicas urgentes, com estratégias que valorizem a leitura, a escrita e a reflexão crítica, reforçando o papel do professor como mediador do letramento e da formação linguística dos estudantes |
| Resumo: | This study aims to investigate the main spelling erros present in the written Works of students at a public school in the municipality of Zé Doca, Maranhão. With the emergence of social media and digital platforms, reading and writting have undergone significant transformations. Therefore, this study is guided by the folowing question: how are these errors related to learning difficulties, insuficient mastery of gramatical norms, and ocassionally, to writting practices in the school environment? The specific objectives are: to investigate the main spelling errors present in the written works of first-year high school students; to analyze the possible factors that contribute to the occurrence of these erros; and to discuss how the social, educational, and media contexto may be related to these difficulties in formal writing. The research was conducted through a questionnaire administered to students and teachers, in addition to asking students to produce written Works. Thus, the theoretical framework used consists of the Works of Bakhtin (1992), Brazil (2018), Marcuschi (2008), and Ribeiro (2021). We concluded that is clear that first-year high school students face significant difficulties in mastering standard Portuguese, especially regardin spelling, punctuation, agrément, and text organization. Therefore, the need for urgente pedagogical interventions is hightlighted, with strategies that value Reading, writing, and critical reflection, reinforcing the teacher9s role as a mediator of students9 literacy and linguistic development |
| Palavras-chave: | Comunicação Internetês Erros ortográficos Multimodais Communication Internet slang Spelling mistakes Multimodal |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| MONOGRAFIA - JAMYRES DE ARAUJO DE SOUSA, LAYANNE PEREIRA LIMA ROCHA - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - CES ZÉ DOCA 2025.pdf | PDF A | 621.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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