Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Jamyres de Araujo de-
dc.creatorLima, Layanne Pereira-
dc.date.accessioned2025-11-12T12:21:13Z-
dc.date.available2025-11-11-
dc.date.available2025-11-12T12:21:13Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Jamyres de Araujo de. Erros ortográficos e interferências linguísticas em produções textuais de alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública de Zé Doca - MA.. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - MA - Brasil, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5588pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5588-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the main spelling erros present in the written Works of students at a public school in the municipality of Zé Doca, Maranhão. With the emergence of social media and digital platforms, reading and writting have undergone significant transformations. Therefore, this study is guided by the folowing question: how are these errors related to learning difficulties, insuficient mastery of gramatical norms, and ocassionally, to writting practices in the school environment? The specific objectives are: to investigate the main spelling errors present in the written works of first-year high school students; to analyze the possible factors that contribute to the occurrence of these erros; and to discuss how the social, educational, and media contexto may be related to these difficulties in formal writing. The research was conducted through a questionnaire administered to students and teachers, in addition to asking students to produce written Works. Thus, the theoretical framework used consists of the Works of Bakhtin (1992), Brazil (2018), Marcuschi (2008), and Ribeiro (2021). We concluded that is clear that first-year high school students face significant difficulties in mastering standard Portuguese, especially regardin spelling, punctuation, agrément, and text organization. Therefore, the need for urgente pedagogical interventions is hightlighted, with strategies that value Reading, writing, and critical reflection, reinforcing the teacher9s role as a mediator of students9 literacy and linguistic developmentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInternetêspt_BR
dc.subjectErros ortográficospt_BR
dc.subjectMultimodaispt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectInternet slangpt_BR
dc.subjectSpelling mistakespt_BR
dc.subjectMultimodalpt_BR
dc.titleErros ortográficos e interferências linguísticas em produções textuais de alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública de Zé Doca-MApt_BR
dc.title.alternativeSpelling errors and linguistic interferences in textual productions of high school students: a case study in a public school in Zé Doca-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1ID9314319225983443pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3480-1944pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314319225983443pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Alexandra Araujo-
dc.contributor.referee1ID1463688983245544pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1463688983245544pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Magna Kheytt Mascarenhas dos-
dc.contributor.referee2ID8947634465702209pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8947634465702209pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva investigar os principais erros ortográficos presentes nas produções textuais dos alunos de uma escola pública do município de Zé Doca-MA. Com o surgimento das linguagens nas redes sociais e das plataformas digitais, a leitura e a escrita passaram por transformações significativas. Nesse sentido, este trabalho tem o seguinte questionamento como ponto norteador: como esses erros estariam relacionados às dificuldades de aprendizagem, ao domínio insuficiente das normas gramaticais e, ocasionalmente, às práticas de escrita no ambiente escolar? Quanto aos objetivos específicos almejamos: investigar os principais erros ortográficos presentes nas produções textuais dos alunos da primeira série do ensino médio; analisar os possíveis fatores que contribuem para a ocorrência desses erros; e discutir de que forma o contexto social, educacional e midiático pode estar relacionado a essas dificuldades à escrita formal. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado aos alunos e professores, além da solicitação de produção textual aos alunos. Dessa maneira, o aporte teórico utilizado consiste nos trabalhos de Bakhtin (1992), Brasil (2018), Marcuschi (2008) e Ribeiro (2021). Concluímos que é evidente que os alunos do 1º ano do ensino médio enfrentam dificuldades significativas no domínio da norma culta da língua portuguesa, especialmente em relação à ortografia, pontuação, concordância e organização textual. Diante disso, destaca-se a necessidade de intervenções pedagógicas urgentes, com estratégias que valorizem a leitura, a escrita e a reflexão crítica, reforçando o papel do professor como mediador do letramento e da formação linguística dos estudantespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.