Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5578
Título: Efeitos do exercício físico lúdico no desempenho motor e variabilidade da frequência cardíaca em crianças com Transtorno do Espectro Autista
Título(s) alternativo(s): Effects of playful physical exercise on motor performance and heart rate variability in children with Autism Spectrum Disorder
Autor(es): Coêlho, Pedro Gabriel Dias
Orientador: Nascimento, Marcos Antonio do
Membro da Banca: Almeida, Josélia Santos
Membro da Banca: Santos, Jayane Santana
Data do documento: 2025-07-09
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos de uma intervenção com exercícios físicos lúdicos sobre o desempenho motor e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1, com idades entre 6 e 10 anos, participantes de um projeto de extensão de Educação Física Inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de campo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. A amostra foi composta por sete crianças, divididas em grupo experimental (GE), n=5, que participou da intervenção durante um ano com frequência de duas vezes por semana, e grupo controle (GC), n=2, sem participação nas atividades. O presente trabalho seguiu os princípios éticos sendo aprovado mediante o parecer n° 6.991.137 (CEP/UEMA). O desempenho motor foi avaliado com o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2), enquanto a VFC foi analisada por métodos lineares nos domínios de tempo e frequência, utilizando o equipamento Polar RV800. Os critérios de inclusão abrangeram o diagnóstico de TEA, matrícula escolar e participação no projeto; crianças que não completaram os testes foram excluídas. Os dados foram analisados pelo software Jamovi, utilizando teste T de Student e Teste Exato de Fischer, considerando um alfa e 5%. Os resultados revelaram que, embora o GE tenha apresentado melhor desempenho motor e maior modulação autonômica parassimpática em comparação ao grupo controle, essas diferenças não foram estatisticamente significativas. A análise percentual mostrou que 100% do grupo controle foi classificado como "muito pobre" no desempenho motor, enquanto o grupo experimental teve uma distribuição entre as categorias "muito pobre", "pobre" e "abaixo da média". Quanto à VFC, os valores de RMSSD, pNN50 e LF/HF indicaram uma tendência de menor estresse fisiológico par o GE. Tais achados apontam efeitos positivos iniciais da intervenção, embora sem robustez estatística, possivelmente ligada ao tamanho amostral. A literatura sugere que protocolos com maior frequência semanal, duração prolongada e intensidade controlada tendem a produzir resultados mais significativos em aspectos motores e fisiológicos em crianças com TEA. Conclui- se que a intervenção física analisada apresentou tendências favoráveis à melhora do desempenho motor e da modulação autonômica em crianças com TEA, evidenciando a necessidade de futuras pesquisas com maior amostragem, controle da intensidade e duração das atividades, além de avaliações longitudinais para investigar mais profundamente os efeitos do exercício físico sobre os aspectos neuromotores e hemodinâmicos de indivíduos com TEA
Resumo: This study aimed to investigate the effects of an intervention involving playful physical exercises on motor performance and heart rate variability (HRV) in children with Level 1 Autism Spectrum Disorder (ASD), aged 6 to 10 years, participants in an Inclusive Physical Education extension project. This is a field research with a cross-sectional design and a quantitative approach. The sample consisted of seven children, divided into an experimental group (EG), n=5, who participated in the intervention for one year with a frequency of twice a week, and a control group (CG), n=2, who did not participate in the activities. The study followed ethical principles and was approved under opinion no. 6.991.137 (CEP/UEMA). Motor performance was assessed using the Test of Gross Motor Development 3 Second Edition (TGMD-2), while HRV was analyzed using linear methods in the time and frequency domains, with a Polar V800 device. Inclusion criteria included an ASD diagnosis, school enrollment, and participation in the project; children who did not complete the tests were excluded. Data were analyzed using Jamovi software, applying Student’s t-test and Fisher’s Exact Test, with a significance level of 5%. Results showed that although the EG demonstrated better motor performance and greater parasympathetic autonomic modulation compared to the CG, these differences were not statistically significant. Percentage analysis showed that 100% of the control group was classified as <very poor= in motor performance, while the experimental group was distributed among the categories <very poor,= <poor,= and <below average.= Regarding HRV, the values of RMSSD, pNN50, and LF/HF indicated a trend toward lower physiological stress in the EG. These findings suggest initial positive effects of the intervention, although not statistically robust, possibly due to the small sample size. The literature suggests that protocols with higher weekly frequency, prolonged duration, and controlled intensity tend to produce more significant results in motor and physiological aspects in children with ASD. It is concluded that the physical intervention showed favorable trends toward improvement in motor performance and autonomic modulation in children with ASD, highlighting the need for future studies with larger samples, controlled activity intensity and duration, and longitudinal assessments to further investigate the effects of physical exercise on neuromotor and hemodynamic aspects in individuals with ASD
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Avaliação Motor
Regulação Autonômica
Autism Spectrum Disorder (ASD)
Motor Assessment
Autonomic Regulation
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Educação Física – São João dos Patos - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PEDRO GABRIEL DIAS COÊLHO - EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA – SÃO JOÃO DOS PATOS UEMA 2025.pdfPDF A574.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.