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Título: O Potencial dos Jogos Digitais no Ensino De Geografia: Cartografia Imersiva como Recurso Didático
Título(s) alternativo(s): Le potentiel des jeux numériques dans l'enseignement de la géographie : la cartographie immersive comme ressource pédagogique
The Potential of Digital Games in Geography Education: Immersive Cartography as a Teaching Resource
Autor(es): Reis, Vívian Costa Santos
Orientador: Cruz, Walefe Lopes da
Membro da Banca: Silva, Fabricio Sousa da
Membro da Banca: Ribeiro, Delony de Queiroz
Data do documento: 2025-07-01
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho investiga o potencial dos jogos digitais como ferramentas pedagógicas no ensino de Geografia para os anos finais do Ensino Fundamental, com foco na cartografia e nas oportunidades oferecidas pelos jogos imersivos. A pesquisa busca compreender como esses jogos podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos incluem analisar a relevância dos jogos digitais no aprendizado geográfico, identificar conexões entre conteúdos cartográficos e jogos populares como Free Fire, Minecraft e Blox Fruits- One Piece, além de demonstrar estratégias didáticas baseadas nesses elementos para aprimorar o ensino da disciplina. O estudo parte da premissa de que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), já amplamente presentes no cotidiano de crianças e adolescentes, podem (quando mediadas pedagogicamente) enriquecer a aprendizagem e despertar maior interesse por conteúdos geográficos. Os jogos já especificados foram analisados como objetos de estudo, considerando seus mapas, dinâmicas espaciais e a forma como representam elementos cartográficos. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, fundamentou-se em ampla revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, sem aplicação prática direta, buscando compreender como elementos da cultura digital e da gamificação podem ser integrados ao ensino de forma crítica, criativa e significativa. A análise evidenciou que os jogos permitem aos alunos desenvolverem habilidades como raciocínio espacial, leitura de mapas, tomada de decisão e cooperação. A cartografia dos jogos imersivos, nesse contexto, surge como uma extensão do espaço físico, oferecendo experiências tridimensionais que favorecem a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a construção de significados sobre o mundo real por meio do virtual. Os estudos de caso analisados demonstram que, quando utilizados com intencionalidade educativa, os jogos digitais podem promover engajamento, protagonismo juvenil e aprendizagem significativa. Além das potencialidades, a pesquisa também reconhece os desafios para a adoção dessa abordagem, como a desigualdade no acesso à tecnologia, a necessidade de formação docente específica e os cuidados com a adequação pedagógica dos conteúdos. Por fim, o trabalho aponta para a importância de repensar metodologias de ensino, aproximando-as das linguagens e interesses dos estudantes da era digital. Ao articular os conceitos geográficos com recursos já familiares aos alunos, a proposta contribui para uma prática pedagógica mais atual, inclusiva e conectada às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Política Nacional de Educação Digital (PNED). Conclui-se, portanto, que a cartografia dos jogos imersivos têm grande potencial para transformar o ensino da Geografia, ampliando horizontes e fortalecendo a formação crítica dos educandos
Resumo: This work investigates the potential of digital games as pedagogical tools in teaching Geography for the final years of Elementary School, focusing on cartography and the opportunities offered by immersive games. The research seeks to understand how these games can contribute to the development of the skills and competencies foreseen in the National Common Curricular Base (BNCC). The objectives include analyzing the relevance of digital games in geographical learning, identifying connections between cartographic content and popular games such as Free Fire, Minecraft, and Blox Fruits - One Piece, as well as demonstrating didactic strategies based on these elements to improve the teaching of the subject. The study starts from the premise that Digital Information and Communication Technologies (DICT), already widely present in the daily lives of children and adolescents, can (when pedagogically mediated) enrich learning and awaken greater interest in geographical content. The games already specified were analyzed as objects of study, considering their maps, spatial dynamics, and how they represent cartographic elements. The research, of a qualitative and exploratory nature, was based on a broad bibliographic review and analysis of case studies, without direct practical application, seeking to understand how elements of digital culture and gamification can be integrated into teaching in a critical, creative, and meaningful way. The analysis showed that games allow students to develop skills such as spatial reasoning, map reading, decision-making, and cooperation. The cartography of immersive games, in this context, emerges as an extension of physical space, offering three-dimensional experiences that favor active learning, critical thinking, and the construction of meanings about the real world through the virtual. The case studies analyzed demonstrate that, when used with educational intent, digital games can promote engagement, youth protagonism, and meaningful learning. In addition to the potential, the research also recognizes the challenges to adopting this approach, such as inequality in access to technology, the need for specific teacher training, and the care required for the pedagogical suitability of the content. Finally, the work points to the importance of rethinking teaching methodologies, bringing them closer to the languages ​​and interests of students in the digital age. By articulating geographical concepts with resources already familiar to students, the proposal contributes to a more current, inclusive pedagogical practice connected to the requirements of the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Digital Education Policy (PNED). It is concluded, therefore, that the cartography of immersive games has great potential to transform the teaching of Geography, broadening horizons and strengthening the critical thinking of students.
Palavras-chave: Jogos digitais imersivos
Geografia
Cartografia
Ensino fundamental anos finais
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

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