Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Matheus Barros de-
dc.date.accessioned2025-11-05T18:19:38Z-
dc.date.available2025-11-05-
dc.date.available2025-11-05T18:19:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCARVALHO, Matheus Barros de. Colégio Militar 2 de Julho: uma proposta de inclusão de temas transversais de proteção e defesa civil para o ensino médio. 2020. 75 f. Monografia (Graduação em Formação de Oficiais Bombeiro Militar -MA) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5561pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5561-
dc.description.abstractThis work seeks to identify the importance of transversal themes of Civil Protection and Defense in the curricular matrix of Colégio Militar 2 de Julho, thus providing the formation of a culture of self-protection and disaster preparedness in order to promote cultural change, as well as demonstrate that Disaster Risk Management can contribute to minimizing the impacts caused by disasters. The relevant aspect of the study is its immediate application, having as a guiding question the immediate implementation of transversal themes to basic education in the Military College of the Fire Department of Maranhão in Civil Protection and Defense and Environmental Education, thus enabling social effectiveness with the vulnerable and / or affected by disasters. The goal is to make communities safer from classes on disaster prevention resulting from the impacts of natural phenomena with children and adolescents. In the long run, it is expected that such dispersion of information will encourage the population to participate actively in situations of susceptibility to environmental risks. This is a descriptive research applied with a qualitative approach and nonprobabilistic sampling and how much data collection techniques are questionnaire and documentary research. To this end, the laws in force for Civil Protection and Defense in Brazil, legal milestones of Brazilian education, will be analyzed. The applied questionnaire had ten multiple choice questions. As a result, it is possible to see how vulnerable the places of the students' homes are. At the end, it was found that 52% of the students have already witnessed some disaster in several proportions, this in itself justifies the immediate adoption of the proposal for awareness of prevention in civil defense through insertion in the school curriculumpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProteção e Defesa Civilpt_BR
dc.subjectColégio Militarpt_BR
dc.subjectCorpo de Bombeiros Militar do Maranhão.pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCivil Defensept_BR
dc.subjectMilitary Collegept_BR
dc.subjectFire Departament of Maranhãopt_BR
dc.titleColégio Militar 2 de Julho: uma proposta de inclusão de temas transversais de proteção e defesa civil para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeMilitary College July 2nd: a proposal for the inclusion of cross-curricular themes of civil protection and defense in high school education.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDID Lattes: 9219143313725501pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219143313725501pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Celso de Jesus Moraes-
dc.contributor.advisor1IDID Lattes: 2595390844530687pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2595390844530687pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Iran de Jesus Passos-
dc.contributor.referee1IDID Lattes: 2624671425639533pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2624671425639533pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Jose Claudio Bezerra-
dc.contributor.referee2IDID Lattes: 6452864418835910pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452864418835910pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca identificar a importância de temas transversais de Proteção e Defesa Civil na matriz curricular do Colégio Militar 2 de Julho, assim, proporcionando a formação de uma cultura de autoproteção e preparação para desastre com o intuito de promover uma mudança cultural, bem como demonstrar que a Gestão de Risco de Desastre pode contribuir para minimização dos impactos provocados pelos desastres. O aspecto relevante do estudo é a sua aplicação imediata, tendo como questão proposta norteadora A implementação imediata de temas transversais ao ensino básico no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Maranhão em Proteção e Defesa Civil e Educação Ambiental, assim, possibilitando efetividade social junto às comunidades vulneráveis e/ou afetadas por desastres. Objetivo é tornar as comunidades mais seguras a partir de aulas sobre prevenção de desastres decorrentes de impactos de fenômenos naturais com crianças e adolescentes. A longo prazo, espera-se que tal dispersão de informações incentive a população a participar ativamente em situações de suscetibilidade de riscos ambientais. Trata-se de uma pesquisa é aplicada de carater descritiva com abordagem de cunho qualitativo e amostragem não-probabilística e quanto técnicas de coleta de dados são questionário e pesquisa documental. Para tanto, serão analisadas as legislações vigentes de Proteção e Defesa Civil no Brasil, marcos legais da educação brasileira. O questionário aplicado possuia dez questões de múltipla escolha. Como resultado, pode-se verificar o quão vulneravel são os locais das residencias dos alunos do colégio. Ao final, verificou-se que 52% dos alunos já presenciaram algum desastre em diversas proporções, isso por si só já justifica a imediata adoção da proposta de consciência da prevenção em defesa civil por meio da inserção no currículo escolarpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MATHEUS BARROS DE CARVALHO - CFO BM- CCT UEMA - 2020.pdfPDF A1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.