Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5537
Título: Transtorno do espectro autista e o lúdico na aprendizagem: desafios e perspectivas no desenvolvimento dos alunos com TEA do 1° ano da U.E.F Professora Maria Nogueira em Bacabal – MA
Autor(es): Castro, Hévila Regina de Sousa
Tudes, Luana Santos
Orientador: Silva, Gioconda Soares de Araújo
Membro da Banca: Martins, Francimeire Sousa
Membro da Banca: Santos, Carlos Andre Souza dos
Data do documento: 2025-02-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A ludicidade é uma ferramenta pedagógica indispensável para que o processo de ensino e aprendizagem, em quaisquer modalidades de ensino, se torne mais atrativo e significativo. Ao direcionarmos as atividades lúdicas para o contexto de sala de aula, estamos proporcionando aos alunos típicos e atípicos condições para que desenvolvam habilidades significativas como social, emocional, física e cognitiva. Este trabalho tem objetivo geral analisar os desafios e perspectivas no desenvolvimento dos alunos com TEA do 1° ano da UEF Professora Maria Nogueira em Bacabal –MA. Esse estudo se deu por meio da pesquisa de campo, de natureza bibliográfica de abordagem quanti-qualitativa e de caráter de campo exploratório em uma instituição escolar do ensino público do município de Bacabal, com um aluno autista do 1º ano do ensino fundamental. Em vista disso, a coleta de dados se deu por meio das observações e aplicação de questionário aplicado com a professora titular e as duas mediadoras das crianças autistas. O aporte teórico da pesquisa é baseado nos seguintes autores: Caminha (2019); Brites, Brites (2019); Grandin (2015) e Pontis (2022) dentre outros acervos bibliográficos e documentos legais. Através da análise de dados, pelo questionário e observações, foi possível concluir que atividades lúdicas ajudam no processo de desenvolvimento das crianças autistas, pois demonstraram mais interesse pelas atividades que optaram pelo lúdico do que somente escrita na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Portanto é preciso desenvolver habilidades, conhecimentos e mudanças de comportamentos no aluno autista; e o profissional precisa estar capacitado para elaborar estratégias pedagógicas que facilitem o processo de inclusão e vida social das crianças autistas.
Resumo: Playfulness is an indispensable pedagogical tool for making the teaching and learning process, in any teaching modalities, more attractive and meaningful. By directing playful activities to the classroom context, we are providing typical and atypical students with conditions to develop significant skills such as social, emotional, physical and cognitive. The general objective of this work is to analyze the challenges and perspectives in the development of students with ASD in the 1st year of UEF Professora Maria Nogueira in Bacabal - MA. This study was carried out through field research, of a bibliographic nature, with a quantitative-qualitative approach and an exploratory field character in a public school institution in the city of Bacabal, with an autistic student in the 1st year of elementary school. In view of this, data collection was carried out through observations and application of a questionnaire applied to the teacher and the two mediators of the autistic children. The theoretical framework of the research is based on the following authors: Caminha (2019); Brites, Brites (2019); Grandin (2015) e Pontis (2022), among other bibliographic collections and legal documents. Through data analysis, questionnaires and observations, it was possible to conclude that playful activities help in the development process of autistic children, as they demonstrated more interest in activities that opted for play than just writing in the transition from early childhood education to elementary school. Therefore, it is necessary to develop skills, knowledge and behavioral changes in autistic students; and the professional needs to be qualified to develop pedagogical strategies that facilitate the process of inclusion and social life of autistic children.
Palavras-chave: TEA
Lúdico
Ensino Fundamental
Ensino
Aprendizagem
Ferramenta pedagógica
TEA
Playful
Elementary Education
Teaching
Learning
Pedagogical tool
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HÉVILA REGINA - LUANA SANTOS - PEDAGOGIA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF A922.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.