Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Francisco Veriano Gomes de-
dc.date.accessioned2025-10-29T12:46:14Z-
dc.date.available2025-10-29-
dc.date.available2025-10-29T12:46:14Z-
dc.date.issued2025-07-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco Veriano Gomes de. A disputa de Platão com a poesia homérica na formação do homem grego. 2025. 81f. Monografia (Curso de Licenciatura em Filosofia) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5506pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5506-
dc.description.abstractThis research investigates the complex relationship between philosophy and poetry in the work of Plato, focusing on his dispute with the poetic tradition represented by Homer and his simultaneous appropriation of poetic elements in his dialogues. The central problem guiding the study is: how does Plato, while criticizing poetry for its negative effects on the moral formation of citizens, also employ poetic resources as philosophical and pedagogical tools? To address this question, the dialogue Ion and Books II, III, and X of the Republic are analyzed. The study adopts a bibliographical methodology, based on classical authors and contemporary commentators, and argues that Plato’s stance does not constitute an outright rejection of poetry, but rather an attempt to reorient it according to the principles of his philosophical theory: the exercise of reason and the pursuit of transcendent truth. The conclusion is that, in Plato, there exists a productive tension between philosophical reason and poetic creation, in which poetry—when disciplined by philosophy—can serve an educational role in the moral development of citizenspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectHomeropt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPlatopt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectHomerpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleA disputa de Platão com a poesia homérica na formação do homem gregopt_BR
dc.title.alternativePlato's dispute with Homeric poetry in the formation of the Greek man.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDID Lattes: 4122136220371718pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4122136220371718pt_BR
dc.contributor.advisor1Chagas, Deysielle Costa das-
dc.contributor.advisor1IDID Lattes: 2556266655368942pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3333-8572pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556266655368942pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Francisco Valdério Pereira da-
dc.contributor.referee1IDID Lattes: 9611868983567957pt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1243-2068pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611868983567957pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Sidnei Francisco do-
dc.contributor.referee2IDID Lattes: 7902879354405209pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902879354405209pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a complexa relação entre filosofia e poesia na obra de Platão, com foco na disputa com à tradição poética representada por Homero e na simultânea apropriação de elementos poéticos em seus diálogos. A pesquisa parte do problema central: como Platão, ao mesmo tempo em que critica a poesia por seus efeitos negativos na formação moral do cidadão, recorre a recursos poéticos como instrumento filosófico e pedagógico? Para responder a essa questão, são analisados o diálogo Íon e os livros II, III e X da República. O trabalho adota metodologia bibliográfica, com base em autores clássicos e comentadores contemporâneos, e propõe que a postura de Platão não configura uma rejeição absoluta da poesia, mas uma tentativa de reorientá-la segundo os princípios de sua teoria filosófica: o exercício da razão e a busca pela verdade transcendente. Conclui-se que, em Platão, há uma tensão produtiva entre razão filosófica e fazer poético, na qual a poesia, se disciplinada pela filosofia, pode cumprir função formativa na educação do cidadãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FRANCISCO VERIANO GOMES DE OLIVEIRA - CECEN FILOSOFIA LICENCIATURA UEMA 2025.pdfPDF A809.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.