Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ara Gonçalves de-
dc.date.accessioned2025-10-23T13:55:55Z-
dc.date.available2025-10-23-
dc.date.available2025-10-23T13:55:55Z-
dc.date.issued2025-01-27-
dc.identifier.citationAraújo , Ara Gonçalves de. Dignidade Menstrual em sala de aula: utilizando a ciência contra a desinformação e combate à desigualdade de gênero em escolas públicas no município de Lago da Pedra, Maranhão. Monografia , Curso de Ciências Biológicas, Lago da Pedra-MA, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5492-
dc.description.abstractThis study focuses on menstrual dignity in the school environment. Menstruation, although a natural physiological process, is still surrounded by stigma and misinformation, especially in contexts of social vulnerability. The overall objective of the research was to analyze how the approach to menstrual dignity in the classroom, based on scientific knowledge, can promote awareness, combat misinformation, and reduce gender inequalities among students in public schools in the municipality of Lago da Pedra, Maranhão state. The research was conducted with female students from the Frei Godofredo Bauerdick Education Center and the Agostinho Romão da Silva Family School, using a structured questionnaire that addressed sociodemographic aspects, experiences with the menstrual cycle, hygiene practices, and level of information on the subject. This is a quantitative-qualitative research study, with an exploratory and descriptive character. The results revealed that, although all participants knew what menstruation is and how to use sanitary products, only 6.25% knew the origin of menstrual products, and many reported believing in myths about fertility. In addition, 100% reported menstrual cramps, 87.5% reported fluid retention, and other physical complaints were common. The findings of the present study point to the urgency of implementing public policies and pedagogical practices aimed at critical menstrual education, which promote access to scientific information, health, and respect for the dignity of girls in public schools, as a way to confront exclusion and gender inequalities..pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDignidade menstrualpt_BR
dc.subjectDesigualdade de gêneropt_BR
dc.subjectEducação científica.pt_BR
dc.subjectMenstrual dignity.pt_BR
dc.subjectGender inequalitypt_BR
dc.subjectScientific education.pt_BR
dc.subjectLago da Pedra; Maranhãopt_BR
dc.subjectLago da Pedra; Maranhãopt_BR
dc.titleDignidade menstrual em sala de aula : utilizando a ciência contra a desinformação e combate à desigualdade de gênero em escolas públicas no município de Lago da Pedra, Maranhão. Lago da Pedra - MA 2025pt_BR
dc.title.alternativeMenstrual dignity in the classroom: using science to combat misinformation and gender inequality in public schools in the municipality of Lago da Pedra, Maranhão. Lago da Pedra, Maranhão, 2025pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Monique Helen Ribeiro-
dc.contributor.advisor1ID6769131578316885pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6769131578316885pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Juliana Maria Trindade-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9840-6217pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550540890812922pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Fernando Lucas da Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0009-0008-8417-9816pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5395264426192880pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema central a dignidade menstrual no ambiente escolar. A menstruação, embora seja um processo fisiológico natural, ainda é cercada por estigmas e desinformação, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a abordagem da dignidade menstrual em sala de aula, com base em conhecimentos científicos, pode promover a conscientização, combater a desinformação e reduzir desigualdades de gênero entre estudantes de escolas públicas no município de Lago da Pedra, estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada com alunas do Centro de Ensino Frei Godofredo Bauerdick e da Escola Família Agostinho Romão da Silva, por meio da aplicação de um questionário estruturado que abordou aspectos sociodemográficos, experiências com o ciclo menstrual, práticas de higiene e nível de informação sobre o tema. Tratase de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Os resultados revelaram que, embora todas as participantes soubessem o que é a menstruação e como utilizar absorventes, apenas 6,25% conheciam a origem dos produtos menstruais e muitas relataram acreditar em mitos sobre fertilidade. Além disso, 100% relataram cólicas menstruais, 87,5% retenção de líquidos e outras queixas físicas foram comuns. Os achados do presente estudo apontam para a urgência da implementação de políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à educação menstrual crítica, que promovam o acesso à informação científica, à saúde e ao respeito à dignidade das meninas nas escolas públicas, como forma de enfrentamento à exclusão e às desigualdades de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Lago da Pedrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas - Lago da Pedra UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ARA GONÇALVES DE ARAÚJO (2)-otimizado_1.pdfPDF-A1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.