Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5477
Título: | Alfabetização e letramento para adultos e idosos: proposta metodológica para aprendizagens alfabéticas iniciais |
Autor(es): | Brito, Guilherme Henrique Lopes Silva, Thays de Jesus Correa, Irad Loura Evangelista |
Orientador: | Oliveira, Rosangela Silva |
Membro da Banca: | Rocha, Luiz Paulo Brito |
Membro da Banca: | Souza, Marcos Antonio Fernandes Vasconcelos de |
Data do documento: | 2025-02-05 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Essa proposta tem por objetivo propor orientações metodológicas para aprendizagens alfabéticas iniciais de adultos e idosos. Justifica-se pela necessidade de estimular o aumento do número de alfabetizadores e diminuir o número de pessoas analfabetas que vivem à margem da sociedade. Fundamentados em estudos bibliográficos dos autores Freire (2000), Soares (1998), Ferreiro (1999) Vasconcelos(1999) com ênfase na qualitativa. Por meio dos resultados espera-se que essa proposta promova de reflexões e ações sobre a prática alfabetizadora de adultos e idosos levando em consideração os seus conhecimentos prévios e respeitando as singularidades de cada um; instigando-os e motivando-os a partir de uma prática problematizadora que contemple a diversidade textual presente na sociedade. |
Resumo: | This proposal aims to propose methodological guidelines for initial alphabetic learning for adults and the elderly. The need to increase the number of literacy teachers and reduce the number of illiterate people who live on the margins of society is justified. To carry out the research, we opted for research with a qualitative approach and bibliographical research based on Freire (2000), Soares (1998), Ferreiro (1999). Through the results of the research, it is concluded that there is a need for reflection on the literacy practice of adults and the elderly, considering their previous knowledge and respecting the singularities of each one, instigating and motivating them through a problematizing practice that contemplate the textual diversity present in society. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Educação de Jovens e Adultos Ensino Aprendizado Literacy Educação de Jovens e Adultos Teaching Apprenticeship |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - GUILHERME BRITO - THAYS SILVA - IRAD CORREA - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CESB UEMA 2024.pdf | PDF A | 1.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.