Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5477
Título: Alfabetização e letramento para adultos e idosos: proposta metodológica para aprendizagens alfabéticas iniciais
Autor(es): Brito, Guilherme Henrique Lopes
Silva, Thays de Jesus
Correa, Irad Loura Evangelista
Orientador: Oliveira, Rosangela Silva
Membro da Banca: Rocha, Luiz Paulo Brito
Membro da Banca: Souza, Marcos Antonio Fernandes Vasconcelos de
Data do documento: 2025-02-05
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Essa proposta tem por objetivo propor orientações metodológicas para aprendizagens alfabéticas iniciais de adultos e idosos. Justifica-se pela necessidade de estimular o aumento do número de alfabetizadores e diminuir o número de pessoas analfabetas que vivem à margem da sociedade. Fundamentados em estudos bibliográficos dos autores Freire (2000), Soares (1998), Ferreiro (1999) Vasconcelos(1999) com ênfase na qualitativa. Por meio dos resultados espera-se que essa proposta promova de reflexões e ações sobre a prática alfabetizadora de adultos e idosos levando em consideração os seus conhecimentos prévios e respeitando as singularidades de cada um; instigando-os e motivando-os a partir de uma prática problematizadora que contemple a diversidade textual presente na sociedade.
Resumo: This proposal aims to propose methodological guidelines for initial alphabetic learning for adults and the elderly. The need to increase the number of literacy teachers and reduce the number of illiterate people who live on the margins of society is justified. To carry out the research, we opted for research with a qualitative approach and bibliographical research based on Freire (2000), Soares (1998), Ferreiro (1999). Through the results of the research, it is concluded that there is a need for reflection on the literacy practice of adults and the elderly, considering their previous knowledge and respecting the singularities of each one, instigating and motivating them through a problematizing practice that contemplate the textual diversity present in society.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Educação de Jovens e Adultos
Ensino
Aprendizado
Literacy
Educação de Jovens e Adultos
Teaching
Apprenticeship
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GUILHERME BRITO - THAYS SILVA - IRAD CORREA - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CESB UEMA 2024.pdfPDF A1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.